24 C
pt-BR

APREENSÃO DO VEÍCULO POR ATRASO DE IPVA É ATO ILEGAL, IMORAL,ABUSIVO E DEVE SER COMBATIDO !


O Estado acha que está amparado legalmente ao apreender veículo com base no CTB (CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO) , porém tal ato ofende a CONSTITUIÇÃO FEDERAL que é o direito máximo do cidadão brasileiro .

Se o seu carro foi apreendido por que você não pagou o IPVA ou multas , ou em outro caso , você pagou o Licenciamento (CRLV) e não pode retirá-lo no Detran por que não pagou os demais débitos, entenda que o ato cometido pelo Detran é ilegal, imoral e abusivo. Entenda :

O IPVA é Imposto sobre Propriedade do Veículo Automotor
O CRLV é Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo

O Código de Trânsito no artigo 230 inciso v prevê a apreensão e remoção do veículo caso o condutor não esteja portando o licenciamento e o IPVA esteja atrasado.

O problema aqui é que o Estado condiciona a liberação do Documento obrigatório com o pagamento dos outros impostos . Assim , o Estado comete abuso de poder contra o cidadão brasileiro, pois entendo eu que o dispositivo do CTB é inconstitucional e fere vários princípios da Constituição Federal .
Veja :

Princípio do Não confisco, fere o direito a propriedade, atinge o direito ao devido processo legal , ofende o direito ao trabalho e ataca o direito a dignidade da pessoa humana.

O Estado não pode arrancar o bem de suas mãos para cobrar um débito e sem lhe dar o direito de defesa,o carro é seu e não pode ser confiscado pelo estado por conta de débito, muito menos repassado à outros através de leilão afim de receber uma dívida . Se fosse assim, teríamos nossas casas tomadas pelo estado quando atrasássemos o IPTU?!

E se for um veículo de trabalho?Isso ofenderei o direito de trabalho que está assegurado no artigo 6 da Constituição Federal.

E o tanto de pessoas olhando pra você? Chegar em casa sem o seu veículo por que o estado lhe confiscou por falta de pagamento? Isto é de uma indignidade sem tamanho . É muita humilhação!

O Estado pode cobrar o débito de outra forma . Através de Execução Fiscal , Notificando e/ou incluindo o nome do inadimplente no Cadastro de Proteção ao Crédito.

Então, se você teve seu veículo apreendido pelo DETRAN de forma arbitrária , procure seus direitos e não fique de braços cruzados.
Alfredo Junior
"Vamos reagir porque Brasília é nossa"


Fonte:http://alfredojuniormaisbrasilia.blogspot.com.br/2018/01/apreensao-veiculo-por-atraso-de-ipva-e.html?m=1



Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

1 comentário

  1. Verdade imagine entao o IPTU de uma casa e a mesma coisa se vc nao pagar vai ter a casa apreendida? nao pagar o IPVA fique com nome sujo, divida ativa, nao compre outro carro, etc mas nunca ter o veiculo apreendido, fica sugestao HALK, vamos levantar essa bola, tendo em vista, mais um " assalto " com essas novas vistorias sem contra partidas. Abraços

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.