24 C
pt-BR

No faro da lei: equipe com cães se destaca no policiamento do DF

 

Foto: sargento Marcos Lopes 

Ranking em número de atendimentos de ocorrências e responsável por grande parte da apreensão de drogas do Distrito Federal, segundo sistema Gênesis da Polícia Militar, o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) conta com 91 policiais especializados e 50 cães policiais (k9) em parceria altamente treinada, que encaram os mais diversos crimes e delitos que acontecem na capital federal.

 

combinação entre policiais militares e cães resulta em significativas apreensões de drogas, armas e explosivos. O BPCães é responsável por 802 ocorrências atendidas de 1° de janeiro a 25 de novembro de 2020. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus foram apreendidas cerca de 70 kg de drogas, entre elas maconha, crack, skank e outras, além de 330 frascos de lança-perfume, 29 pés de maconha, três mil sementes de maconha, 520 selos de LSD e 500 comprimidos de rohypnol. Também são responsáveis pela apreensão de 14 simulacros e 10 munições.

 

A principal missão da unidade é o emprego do cão policial em atividades de segurança pública nas regiões administrativas do DF, atuando preventiva e ostensivamente. Ações de choque, intervenções táticas e o patrulhamento das ruas são algumas das ações realizadas pela unidade, que é subordinada ao Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME).

 

Cães e policiais se destacam, dia a dia, nas mais complexas ocorrências. Em uma abordagem realizada num ônibus interestadual que circulava na BR 020, o cão policial Ramon farejopu duas malas com 83 tabletes de maconha com aproximadamente 500 g em cada. Um homem de 23 anos foi detido e confessou que conduzia o entorpecente de São Paulo para Teresina-PI.

 

Em outra ocasião, o cão Bruno localizou grande plantação de maconha com cerca de 29 pés, mais 2 kg da droga e um revólver calibre .22, uma espingarda artesanal e três balanças de precisão. Os dois adolescentes foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Criança e Adolescente (DCA).

 

Ressalta-se ainda o destaque para os policiais militares que alcançaram a melhor produtividade do BPCães: Subtenente Kelson e Flávio e os cabos Salvinao e Silton.

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário