24 C
pt-BR

Estados Unidos consideram a criação de uma organização de saúde alternativa à OMS

Donald Trump, anunciou a saída do país da OMS porque estava frustrado que a instituição parecesse "incapaz e relutante" em reformar-se para "garantir um comportamento objetivo e transparente por parte dos Estados-Membros"
Alex Azar pousa no aeroporto de Taipei, Taiwan, em visita oficial (EFE)


(EFE) .- Os Estados Unidos incluirão Taiwan entre os convidados a fazer parte de uma eventual nova organização global de saúde se decidir criá-la quando sua saída da Organização Mundial da Saúde (OMS) se tornar oficial, disse o Secretário de Saúde dos EUA e Serviços Humanos, Alex Azar. Isto foi afirmado em uma entrevista coletiva realizada hoje no âmbito de sua visita à ilha, a de um alto funcionário dos Estados Unidos desde 1979, ano em que Washington rompeu os laços oficiais com Taipei - embora os mantenha extraoficialmente - para estabelecê-los com Pequim depois de reconhecer a República Popular da China. “Os Estados Unidos sempre foram e continuarão a ser o maior financiador de saúde pública do mundo. Ainda somos membros da OMS porque o processo (de saída) vai demorar (…). Porém, após nossa saída da OMS, trabalharemos com outros na comunidade global para encontrar os meios apropriados para continuar o apoio em uma base bilateral e multilateral ”, explicou Azar.


Depois de discutir essa possível alternativa, Azar respondeu a uma pergunta sobre se a ilha participaria dela: "É claro que falaremos com Taiwan e outras entidades à medida que avançamos." Nos últimos meses, aumentaram as vozes exigindo a inclusão de Taiwan na OMS após seu sucesso na contenção do coronavírus. Taiwan não pertence à organização mundial de saúde porque também não é membro da ONU, e Pequim exige que qualquer país que deseje estabelecer laços com a China os rompam com Taiwan, o que o está deixando cada vez mais isolado no cenário internacional.

 Apesar de sua proximidade geográfica com a China e dos laços culturais e comerciais que ligam os dois lados do Estreito de Formosa, Taiwan foi um dos primeiros territórios do mundo a estabelecer medidas profiláticas após o primeiro surto de coronavírus ter sido relatado em Wuhan (centro de China). Assim, de acordo com dados oficiais do Centro de Controle de Doenças da Ilha, desde o início da pandemia, apenas 480 infecções e sete mortes foram registradas. No discurso de hoje, Azar garantiu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a saída do país da OMS porque estava frustrado que a instituição parecesse "incapaz e relutante" em reformar-se para "garantir um comportamento objetivo e transparente da parte Estados-Membros », referindo-se à China. Segundo Washington, a OMS agiu de forma "tendenciosa" a favor da China e administrou mal a emergência sanitária da COVID-19, para a qual anunciou que estava congelando temporariamente sua contribuição - de até 500 milhões de dólares anuais, 15% do orçamento do corpo- e, posteriormente, iniciou-se o processo de retirada, que culminaria em 6 de julho de 2021. 

 Azar disse que a resposta de Taiwan à pandemia tem sido "uma das mais bem-sucedidas do mundo" em detecção e gestão e em "compartilhar suas descobertas com outras nações", um bom trabalho que ele atribuiu a "valores e democracia compartilhada"


Agência EFE-Tradução/Redação
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário