24 C
pt-BR

Redução nos Índices Criminais marcam o novo Comando da PMDF

Redução nos índices criminais e alta na produtividade são os resultados de um trabalho de dedicação, empenho e planejamento desenvolvidos pela Polícia Militar do Distrito Federal. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, o ano de 2019 revelam resultados positivos. As taxas comparativas de janeiro de 2018 em relação ao mesmo período deste ano apontam redução expressiva em praticamente todos os números, mesmo com o efetivo reduzido.  
O crime de estupro, por exemplo, caiu pela metade, sendo o melhor índice estatístico alcançado. Antes, os dados apresentavam 61 casos e, este ano, foram 33, reflexo do aumento de 45,9% da produtividade, se comparado com o mesmo período de 2018. Vale enfatizar que este crime, durante todo ano de 2018, sempre apresentou aumento nos comparativos, porém esse ano com o trabalho policial focado nesse tipo criminal, com o Programa de Policiamento Orientado à Violência Doméstica (PROVID), a PMDF conseguiu reduzir e amenizar um cenário preocupante. 
Crimes Contra o Patrimônio
Referente aos Crimes Contra o Patrimônio (CPP), com 44,3% casos a menos, o roubo em comércios – casas lotéricas, postos de combustíveis e lojas em geral – obteve o índice de maior redução em termos percentuais em relação aos crimes inclusos no CCP, passando de 174 casos em janeiro de 2018 para 97 em 2019. Seguindo a lista, com queda de 30,4%, estão os furtos em veículos  - caíram de 1002 para 697. Os roubos em residências caíram 12,2 %, saindo de 49 para 43 casos. Esses índices, especificamente, alcançaram essa expressiva redução devido a intensificação do policiamento comunitário, que além de aproximar o policial militar das pessoas – Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), comerciantes e moradores – inibe ações que acarretam oportunidades para esses tipos criminais. 
Crimes Contra a Vida
Nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), a taxa de homicídio reduziu em 20,6%, número relevante, uma vez que o trabalho da PMDF está focado em ações preventivas e repressivas no combate a posse e porte ilegal de armas de fogo, bem como o tráfico de drogas, fatores que influenciam diretamente no aumento dos crimes contra a vida. O atual Comando tem atingido as metas propostas, inclusive, de refrear a criminalidade, uma vez que nota-se uma contenção nos registros de ocorrências graves. 
Produtividade
A redução da criminalidade é reflexo do policiamento ostensivo bem empregado, do comprometimento dos policiais em servir e proteger a população com excelência e de preservar a ordem pública, da análise de manchas criminas no planejamento estratégico, além de operações pontuais realizadas nas Regiões Administrativas do DF, que têm contribuído para a queda de praticamente todos os tipos de crimes. Vale ressaltar que os resultados positivos se devem, também, a ação conjunta entre a Corporação e o Governo do Distrito Federal com o lançamento da “Operação Prioridade” dentro do Programa SOS DF Segurança, lançado no primeiro dia do atual Governo e Comando.

Texto: Karina Linhares
Fonte: Site da PMDF
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário