24 C
pt-BR

Concurso da PMDF: Candidatos Aprovados menosprezam e humilham outros que tentam uma vaga


Resumo do Certame

Atualmente há em aberto as fases do concurso para provimento de vagas na polícia militar do distrito federal, inicialmente foi aberto com 2.000 vagas e a posterior aumentado para possibilidade de 3.000 vagas, contudo, com ainda 3 fases pela frente (Exames Médicos, Vida Pregressa e Psicotécnico) há apenas cerca de 2.500 candidatos no certame, ou seja é certo que chegará ao final sem haver candidatos suficientes para prover as possíveis 3.000 vagas.

Nesse viés, foi formada uma comissão para pleitear a correção de mais redações, no intuito de garantir que o certame preencha as possíveis 3.000 vagas e que o dinheiro público não seja desperdiçado com a abertura de novo certame.


Dos Candidatos já aprovados na fases

Há um receio muito grande dos que já estão aprovados e realizando as etapas do certame, pois acreditam que com a correção de mais redações poderão perder posições e/ou até mesmo ficar de fora das vagas.

Inclusive, há um áudio em que um destes candidatos agride verbalmente membros que pleitam a correção de mais redações, atitude um pouco suspeita para alguém que se diz querer ser policial e defender a sociedade.
Ouça o áudio



Do apurado pela nossa redação

Conforme pode-se ver na Decisão nº 3.677/2018 do TCDF, que julgou a entrada de candidatos remanescentes no concurso de agente da PCDF, ipsis litteris:

[...] IV. determinar à PCDF que proceda à efetiva convocação dos candidatos remanescentes, aprovados em 1º Fase, para a realização de um “novo curso de formação”, devendo ser produzido resultado final específico relativo ao referido curso, resultado esse que não poderá interferir ou se comunicar com o do concurso já homologado […] g.n.

O mesmo entendimento foi aplicado também para o processo que julgou acerca do concurso para papiloscopista da policia civil, conforme decisão nº 3746/2018 do TCDF. Ou seja, o próprio Tribunal já tem entendimento de que havendo a convocação de mais candidatos, com o concurso já em andamento, os que estão dentro das vagas terão sua “antiguidade” preservada.

Sendo assim, essa redação se arrisca em um pequeno cálculo.

Considerando que atualmente no certame há apenas cerca de 2.500 candidatos, e ainda possuem 3 (três) etapas para serem cumpridas, é provável que pelo menos 500 candidatos não prosperem nessa fase ficando apenas cerca de 2.000 candidatos para a convocação.

Considerando que as turmas provavelmente serão de 1.000 policiais, e o curso de formação com duração de 7 (sete) a 8 (oito) meses, considerando ainda que o o resultado final dos que já estão seguindo nas fases será homologado em março de 2019, e a data provável da convocação da primeira turma é em março/abril de 2019, ficando a segunda turma para novembro/dezembro de 2019, conclui-se que já ai seriam chamados todos os aprovados. 

Caso seja deferida a correção de mais redações, devido a todas as fases que os candidatos ainda terão de cumprir, estes terão seu edital de resultado final publicado/homologado no mínimo em 2020.

Concluindo, como pode-se ver pelo entendimento já firmado pelo TCDF que turmas remanescentes de um mesmo edital não podem ferir classificação de candidatos que já finalizaram o certame. E que principalmente que pelo tempo das etapas, caso haja a correção de mais redações, estes terão o resultado homologado apenas em 2020, após inclusive a primeira turma já ter formada e a segunda turma já estar dentro do curso de formação.

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

16 comentários

  1. A comissão pediu a suspensão do certame e isso gerou embates entre os aprovados e os reprovados. Com a suspensão os aprovados seriam prejudicados diretamente, motivo que fere o direito dos que passaram no concurso com a nota mínima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando foi pedido a susuoensu do certame foi bem no início na verdade não existiam nem aprovados ainda. So que pessoas com má intenção pegaram o pedido antigo e soltaram no grupo como se fosse de agora.

      Excluir
    2. Isso foi na Cautelar, cautelar, para quem não sabe é um instrumento processual utilizado para adiantar o resultado final do processo. Essa cautelar solicitou a suspensão do certame no dia 11/07, antes da convocação para a correção das redações, o objetivo era que a convocação fosse feita no mesmo momento, para que não houvesses dois resultados separados. No entanto, a cautelar foi NEGADA, nem sendo analisado o pedido de mérito que tratava apenas da cláusula de barreira. Então o processo voltou pro seu curso normal para análise do mérito, sem nada de suspensão no concurso. A acautelar foi arquivada no dia 12/07 e já não faz parte da discussão do processo.

      Excluir
    3. Você tem toda a razão, se esse pleito for adiante muitos candidatos aprovados serão prejudicados, pois muitos já se endividaram para poderem pagar os exames médicos, além de nos trazer um grande transtorno, dado que estudamos muito para estarmos aprovados, a regra é reprovou continue os estudos até passar, além do mais o edital é a regra e não devemos mudar isso no meio do certame.

      Excluir
    4. Boa tarde guerreiro, a comissão solicitou a suspensão do concurso ate que julgue o mérito, porém na época do pedido de liminar que solicitava tal suspensão não havia publicado o resultado das redações, não havendo aprovados neste momento, portanto não ouve a intensão de prejudicar nenhum aprovado com neste cautelar. Grande Abraço!

      Excluir
  2. infelizmente,esse cara do áudio tem um espirito de PORCO, não um espirito de CORPO como a PMDF Precisa

    ResponderExcluir
  3. Eita bixo ignorante da porra desse áudio não precisava tanto kkkkk, mas é verdade, eu testemunhei o desespero desse povo da comissão puxando saco de politico, tomara que não entrem e pronto, a vida de concurso é assim, não deu em uma prova tem que esperar as próximas.

    ResponderExcluir
  4. O novo ignorante útil é justamente esse tipo de gente que não vai em busca da informação e apenas sai repetindo asneiras que algum "especialista" "inteirado" no processo em comento falou. Não há que se falar em "suspensão" de nada, muito menos em "ferir" direito algum de ninguém. Lamentável essa reprodução inescrupulosa dos desinformados acerca dos mais variados assuntos Brasil afora.

    ResponderExcluir
  5. O edital é a regra do certame, se esse pleito for adiante vai prejudicar muitos aprovados, pois vários se endividaram para pagar os exames médicos, além do mais vão nos trazer um grande transtorno, dado que estudamos muito para chegar até aqui, e agora estão nos querendo prejudicar, essa comissão não está preocupada na sociedade e sim neles mesmo, até ameaças graves já estão acontecendo.

    ResponderExcluir
  6. É uma vergonha essa briga entre candidatos que almejam o mesmo cargo na instituição, buscando realizar o mesmo sonho, deve haver união! Porém temos que tentar entender os dois lados,a preocupação daqueles candidatos já aprovados que estão em outras fases e poderiam ser prejudicados com uma suspensão do concurso ou até mesmo com a inclusão de novos candidatos no certame, o que iria fazer uma bagunça na classificação de quem está lá no final do concurso e que tirou o mínimo no corte e na redação, podendo cair muitas posições após o pleito da comissão, o que seria injusto ao meu ver.
    Entretanto, tais hipóteses já foram negadas pelo TCDF (suspensão e reclassificação), ocorre que algumas pessoas de má-fé veem divulgando essas informações passadas como se fossem atuais, causando discórdia..

    ResponderExcluir
  7. Entendo a questão ,agora este áudio com estes teor, totalmente desnecessário!!

    ResponderExcluir
  8. AS PESSOAS DA COMISSÃO QUERIAM ANULAR O CERTAME E ESTAVAM PROCURANDO CONFUSÃO COM OS APROVADOS DENTRO DO NÚMERO DIZENDO QUE ELES NÃO SE GARANTIAM NA REDAÇÃO E ETC...INCLUSIVE PEDIRAM A SUSPENSÃO, SÓ ISSO TIRA MUITA CREDIBILIDADE DESSA TAL COMISSÃO, MAIS AINDA O ENVOLVIMENTO COM POLÍTICOS QUE SEQUER TEM INFLUÊNCIA NESSE ASSUNTO, EU TAVA NO GRUPO DE NOTICIAS DA COMISSÃO INCLUSIVE SAI POR ISSO, NO MESMO DIA UNS 30 SAÍRAM, FORA A ``PEDIÇÃO´´ DE DINHEIRO PRA ADVOGADO E SEI LÁ MAIS O QUE, ATÉ CANAL NO YOUTUBE FIZERAM,OS MEMBROS FALTARAM COM RESPEITO A QUEM FOI APROVADO NO NÚMERO E ISSO É FATO, PRINCIPALMENTE COM AS ILUSÕES DE QUE LOGO IRIAM JULGAR E DAR COMO GANHO PRA CHAMAR ESSA POSSIVEL TERCEIRA TURMA.

    E O CARA DO ÁUDIO EU TAVA NO GRUPO NO DIA, TODO MUNDO FOI NO PRIVADO DESCASCAR O CARA, INCLUSIVE EU, NO COMEÇO ATÉ PENSARAM QUE ERA UM RAPAZ O AESA SE NÃO ME ENGANO, MAS DEPOIS FICOU DITO QUE NÃO, NO FIM O MALUCO DISSE QUE NEM QUER SER PM E QUE SÓ QUERIA ENCHER A PACIÊNCIA ALHEIA(FUNCIONOU)KKKKK EU MANDEI TOMAR NAQUELE LUGAR ENTÃO, E BOM DIA.

    ResponderExcluir
  9. O novim,está por da realidade, ele não conhece a nossa polica. Cadê a disciplina consciete. Chamando a nossa policia de "porra". Uma instituição secular, de grandes serviços prestados á sociedade. È um desrespeito á toda classe! Para mim, esse candidato não tem condições de incorporar em uma instituição como nossa!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou o cara do áudio, é fake news isso aí, isso foi bem antes de saberem as notas, ninguém nem sabia quem tinha passado ainda a comissão tava só se formando os que já imaginavam que não entrariam no corte, que era inclusive um grupo aonde tinha gente com 32 acreditando, eu não tava tirando onda porque passei e menosprezando os outros já que na verdade ninguém sabia se tinha passado e nem qual era o corte ainda, só imaginavam, e eu aproveitei pra ``quizumbar´´ só pra ver todo mundo ficar puto, e ficaram kkkkkkkkkk sério mesmo que show desse pessoal kkkkkkkkkkk magoei legal o sentimento da galera da comissão kkkkkkk nunca levem um maluco como eu à sério, caso contrario não terão condições de trabalhar em um serviço desses. Essa comissão começou pleiteando que chamassem 50 por cento a mais, aí eles poderiam também ter as redações corrigidas, mas a verdade é que ela foi desonesta desde o inicio, primeiro querendo suspender o concurso, e antes de sair as correções já atacavam quem tinha mais nota dizendo que não iriam se garantir na redação e estavam com medo do pessoal da comissão ganhar posições deles na redação, falavam mal de quem tava garantido com muitos pontos, que nem todo mundo é playboy pra estudar e sei lá mais o que, eu inclusive nesse grupo comentei que não adiantava ficar criticando quem tirou mais,e que se desse certo os três mil bem e se não desse estudar mais na próxima pra não ter que passar por isso etc... depois começaram a se envolver com qualquer um que desse visibilidade, fizeram camisas, tiraram foto com um monte de politico nada a ver com o pleito, aí começaram a arrecadar dinheiro pra um tal advogado com a promessa de que isso seria julgado logo e que o pedido já tinha avançado e sei mais lá o que, aí fizeram um grupo unicamente informativo, ninguém falava, a não ser os adms, e quando o negócio começou a ficar mais tenso ainda pro lado de politica pessoal tirando foto com politico, indo pra reuniões que não tinham o minimo nexo ``puxar saco´´ de politico o pessoal foi até saindo desse grupo, teve dia que saíram uns 20 de uma vez, e sei disso porque na verdade continuei no grupo normalmente inclusive interagindo, a real é que tem muito ``menininho´´ nessa comissão querendo entrar porque legal ser PM tal qual uma criança vê a farda como uma fantasia e o armamento como brinquedo, dá pra perceber o desequilíbrio só de ver eles conversando, ninguém ali quer ser PM porque quer um emprego bom, ou porque acredita na justiça! a realidade é que não passam de meninões que acham que deve ser ``mó doido andar de viatura e dar tapa na cara de peba´´ porque se ser Policial, servir a nação a honrar a farda e a corporação realmente o sonho de vida desse pessoal certamente teriam se preparado mais e não estariam perdendo a cabeça com um maluco qualquer que resolveu tirar uma com a cara deles kkkkkkkkkkkkkkkkk Bom final de ano a todos!

    ResponderExcluir
  11. Concurso chamou o que estava previsto no edital pronto. Manda estes novinhos pra rua pra nós ajudar.os demais passaram em outro concurso pmdf 2020 /2021
    Está da reclassificação foi o que derrubou o pleito de vocês. Poderiam ter sido mais prudente com os que estão dentro do previsto no edital.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.