24 C
pt-BR

Pós-registro de candidatos e coligações, como ficam as chances dos possíveis representantes da PMDF?



Por Erik Sales – Cientista Político e soldado da PMDF.

Infelizmente o chapão dentro de um partido ou coligação tendo um PM como cabeça de chapa, o que era o intuito primário das prévias, não foi possível devido a caciques dos partidos que optaram por boicotar alguns de nós. O bom sinal foi o fato de que todos os candidatos mais bem colocados nas prévias toparam formar esse chapão, o que só não ocorreu de fato por questões alheias.
    O que nos restou então? Embora o cenário não tenha se desenhado da melhor forma, ainda temos chances reais de termos um representante próprio na CLDF.
Coligação PTC/PMN
O grupo que se auto proclama chapão e formou nesta coligação, como falei anteriormente, não foi da melhor forma possível e precisamos contar MUITO com a sorte para elegermos alguém neste cenário. Estão lá: Jabá, Véi da 12, Paulo Thiago UFC, Sub Geraldo da Folha, e Ailton Miranda. Bem verdade que esta nominata foi desenhada para eleger Eduardo Pedrosa, palavras do pai dele, cacique do partido. Paulo Thiago é um neófito na política, assim como o Sgt Bonina - difícil mensurar o potencial eleitoral deles. Fato é que o Sgt Bonina vai tomar alguns votos do Delegado Fernando Fernandes.  Jabá teve pouco mais de 1.000 votos. Sub Geraldo não chegou a 600 votos. O PM mais bem votado nessa coligação é o SGT Ailton Miranda com 3.100 votos. Podemos acabar contribuindo para a coligação atingir o quociente eleitoral e, consequentemente, eleger Eduardo Pedrosa(Sobrinho da Candidata ao GDF). Mas por que diz isso, Erik? Para analisarmos hipóteses em eleições precisamos voltar nossos olhos para o passado, para os históricos de votações do cargo e dos candidatos. Não existe na história das eleições para deputado distrital um nome que tenha saído de um mil ou dois mil votos em um pleito e no pleito seguinte atingido 10 ou 15 mil votos. Isso é um fato. Quem tem alguma chance de bater Eduardo Pedrosa nessa coligação é, em tese, o Sgt Ailton Miranda. Lembrando que dificilmente esta coligação fará mais de um deputado.
PHS
No PHS temos como representante o Sub Hermeto. O partido não coligou com ninguém e veio sozinho. Hermeto teve 9.664 votos no último pleito, votação expressiva e só não foi eleito devido a uma escolha ruim do partido. No mesmo partido está o Lira, que teve mais de 11 mil votos na eleição passada e mais alguns candidatos de três ou quatro mil votos. Certamente atingirão o quociente eleitoral e devem eleger um deputado. Hermeto foi administrador da Candangolândia por oito anos, tem boa reputação no meio civil e retornou à tropa faz quatro anos, o que ajudou muito na diminuição da rejeição ao seu nome na tropa. Reflexo disso é a adesão de diversas lideranças da PM à campanha dele. Será suficiente? Saberemos em outubro, mas é fato que Hermeto soube articular apoio e é hoje o policial militar com maior chance de ser eleito.


PROS
No PROS temos o guarda Jânio, único PM com chances reais neste partido. Amplamente popular no meio civil, o candidato teve 14939 votos nas últimas eleições e tem grandes chances de atingir bons resultados mais uma vez. É, em tese, o "cabeça de chapa" A dificuldade no caso dele são os colegas de partido: delegado Fernando Fernandes, Telma Rufino. O delegado, além de bem articulado, tem um fundo considerável para financiar a campanha, fruto do apoio de amigos. Vale ressaltar ainda que ele teve mais de 12 mil votos nas últimas eleições. Telma Rufino é uma das únicas que permaneceram na base do governo, candidata a reeleição com a máquina na mão. Nessa briga de gigantes, nosso representante neste partido, a meu ver, poderia ter feito uma escolha melhor.
PSC
Ricardo Pato é o único PM que sobrou neste. Jabá, por exemplo, acordou a tempo e saiu fora, Pato não pode por ser militar da reserva e ter se filiado em Abril. Nomes como Daniel de Castro, Iolando Almeida, Liliane Brunelli e Valério da Maranata dominam o cenário: todos com mais de sete mil votos nas últimas eleições, Daniel de Castro beirou os 10 mil. Já Ricardo Pato somou 3697 votos. Páreo duríssimo para Pato


Ressalto que os argumentos que expus aqui são lógicos, pois infelizmente ainda não possuo a habilidade de prever o futuro. Só me é possível, assim como a qualquer analista político, fazer análises com embasamentos lógicos e isento de paixões. Tirem suas próprias conclusões, verifiquem os dados que aqui expus caso queiram, mas votem em um PMDF! De preferência em um que tenha reais chances de ganhar. Chega de desperdiçar votos, torne seu voto útil para a categoria!




Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

2 comentários

  1. Quem é esse tal Erik Sales? Militar ou cientista político? Ou será que nenhum dos dois...

    A sua idéia, de alguns ou de muitos de eleger um "representante da classe" estão completamentes equivocados e com a cultura da velha política do toma lá dá cá! Te pergunto, jovem especialista, quem será pela população ordeira da Capital Federal tendo em vista que cada "classe" quer eleger alguém que brigue por benefícios particulares de cada "classe"?

    Quer dizer que eu que não sou de nenhuma classe do GDF estou largado ao relento?

    Começo a visualizar que o individualismo em prol de um grupo mínimo de pessoas que fazem parte da população ORDEIRA do DF serão beneficiados e o restante que corra atrás de alguma coisa.

    Você, jovem rapaz, deve falar em prol da população ORDEIRA do DF e não macificar a importância pontual da categoria, até porque, segundo o seu texto, você é um agente público da vértice da segurança pública e, por obrigação, deve proteger a população do DF, com a própria vida se preciso for.

    Eu não sei o que fazer...Tenho certeza que toda a população do DF também não sabe, pois vcs estão loteando as vagas de Dep distritais em prol de cada classe. E eu....e o restante da população...o que vamos fazer? A pm sozinha não vai eleger ninguém a nada, Tendo em vista que os votos estão pulverizados.

    Jovem rapaz, Sd da gloriosa Polícia Militar do DF, mude seu texto e comece a olhar para a população do DF e pare de olhar para o seu próprio umbigo! Até porque vc é um representante da população.

    Vc parece ser um rapaz com um certo conhecimento e sabe que TODOS que estão se comprometendo a aumentar o salário desse segmento ou daquele estão MENTINDO, pois o GDF está praticamente quebrado e ninguém que entrar no Gov do GDF não sabe o tamanho do déficit que existe nas contas e o verdadeiro orçamento.

    Se continuarem com esse briguinha besta, esse direcionamento para esse oi aquele candidato dentro da sua própria instituição, vcs não vão conseguir eleger ninguém e vc sabe disso!

    Pense grande e agora é a hora de mudarmos essa situação de vagabundagem na Câmara do DF e no GDF.

    Cordialmente,

    Keynes

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.