24 C
pt-BR

Cuba discute retirar de sua Constituição a busca pelo comunismo


Deputados da Assembleia Nacional também debatem permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o reconhecimento da propriedade privada
Por Agência Brasil

Sessão da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, em Havana (Omara Garcia Mederos/ACN/Reuters)

O parlamento cubano está prestes a aprovar mudanças importantes na Constituição do país. Nos últimos três dias, os seiscentos deputados da Assembleia Nacional do Poder Popular discutem mudanças nas áreas econômicas e sociais. Eles analisam o projeto da nova Constituição depois de aprovarem o novo Conselho de Ministros proposto pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Os debates vão se estender até segunda-feira (23), quando o anteprojeto deve ser votado. Depois será submetido à consulta popular e a um referendo.

Díaz-Canel assumiu a presidência em abril, sucedendo Raúl Castro, que ficou no comando do país por uma década. Antes dele, o seu irmão Fidel Castro ficou à frente do poder por cinco décadas, de 1959 a 2008.
No campo social, a proposta prevê abrir espaço para o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O artigo 68 do documento definiria o casamento como a “união voluntária e consensual entre duas pessoas” sem especificar seu sexo biológico — o texto em vigor é explícito ao especificar “homem e mulher”.
Na área econômica, o anteprojeto submetido à discussão menciona o “socialismo” como política de Estado, o que pode significar uma mudança relevante em relação ao que está previsto na Constituição vigente, desde 1976, que fala em “avanço para a sociedade comunista”.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário