24 C
pt-BR

Policiais Militares e Bombeiros do DF: Conheçam a proposta de adequação da Lei 12086/09

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DOS EFETIVOS DOS QUADROS DA PMDF E CBMDF

Policiais Militares há anos almejam um plano de carreira, algo que venha proporcionar de forma efetiva suas progressões funcionais. Esta promessa, que frequenta todos palanques políticos do Distrito Federal em ano eleitoral, é rapidamente esquecida quando os então candidatos eleitos assumem “seus” mandatos políticos.

Uma comissão composta por Sargentos e Cabos da PMDF, que ingressaram na instituição nos anos de 2002 e 2003, juntamente com praças do CBMDF, apoiados por muitos Oficiais que estão sendo prejudicados com a estagnação em suas carreiras, realizaram um estudo técnico, onde apontaram falhas injustificadas na legislação que versa sobre estas carreiras.

Mesmo compreendendo que PMDF e CBMDF possuem autonomias funcionais, consequentemente têm suas necessidades administrativas e operacionais específicas, a lei 12.086/09, que é responsável por estabelecer as regras para a acessão profissional dos Militares do DF, tratou a carreira dos Policiais Militares em relação aos Bombeiros Militares de forma desequilibrada, o que vem ano a ano causando enorme desconforto entre esses militares.

Podemos citar o exemplo dos Cabos da PMDF, que em 15 (quinze) anos de carreira tiveram apenas uma promoção (de Soldado à Cabo), enquanto no Corpo de Bombeiros existem Sargentos que chegaram a esta graduação em apenas 5 (cinco) anos de carreira, estes tiveram duas promoções. No quadro de Oficiais, o maior gargalo é no posto de Major e Tenente-Coronel.
É importante ressaltar que PMDF e CBMDF possuem isonomias salariais, e utilizam praticamente os mesmos regulamentos/legislações penais e disciplinares.
Desta forma o grupo de estudos concentrou-se em identificar os pontos principais que promovem este resultado de tratamento diferenciado entre os Militares do DF, foram eles: 

1 – Distribuição percentual do efetivo diante os postos e graduações:

Foi identificado os percentuais de distribuição do efetivo de Oficiais QOBM dos Bombeiros, aplicando estes mesmos percentuais de distribuição do quadro de Oficiais QOBM do CBMDF ao quadro de Oficiais QOPM da PMDF. Desta forma seria equiparada a distribuição de efetivo nesses quadros.

QUADRO ATUAL
  NOVOS QUADROS(PROPOSTA)
Obs: Números em preto, significa o resultado da aplicação do percentual de adequação. Números em vermelho, quantidade a menos em cada posto. Números em verde quantidade a mais em cada posto.

O quadro abaixo, aplica os mesmos percentuais de distribuição existente no quadro de Praças do CBMDF QBMG – 03 aos quadros de Praças do CBMDF QBMG – 01 e QBMG – 02 e também aplica este percentual ao quadro de Praças QPPMC da PMDF.

QUADRO ATUAL
NOVOS QUADROS(PROPOSTA)
Obs: Números em preto, significa o resultado da aplicação do percentual de adequação. Números em vermelho, quantidade a menos em cada graduação. Números em verde quantidade a mais em cada graduação.

2 – Prazos de interstícios utilizados em cada corporação:

O CBMDF através do inciso V do artigo 89 da lei 12.086/09, posterga a utilização dos prazos de interstícios fixado nesta lei. Para as Praças utiliza os interstícios fixados no artigo 12, inciso II, alíneas a, b, c, d, e, f do decreto nº 10.174/87. Essa medida foi a responsável pela maior diferenciação de tratamento entre os militares da PMDF em relação ao militares do CBMDF. Enquanto CBMDF utiliza prazos de interstícios muito menores, a PMDF utiliza os prazos definidos na lei 12.086/09, que são em regra 100% maiores que os prazos utilizados pelos Bombeiros.

A comissão então está apresentado uma tabela de interstícios única, tanto para os Oficiais da PMDF e CBMDF, quanto para as Praças da PMDF e CBMDF.

·        Para os Oficiais da PMDF e do CBMDF os seguintes prazos de Interstícios:

GRAU HIERÁRQUICO
INTERSTÍCIO
Coronel
-
Tenente-Coronel
24 meses
Major
48 meses
Capitão
48 meses
1º Tenente
48 meses
2º Tenente
48 meses
TOTAL
216 meses



·        Para as Praças da PMDF e do CBMDF os seguintes prazos de interstícios:
GRAU HIERÁRQUICO
INTERSTÍCIO
Subtenente
-
Primeiro-Sargento
24 meses
Segundo-Sargento
48 meses
Terceiro-Sargento
48 meses
Cabo
48 meses
Soldado 1ª Classe
48 meses
TOTAL

216 meses

Conclusão

A comissão representativa buscou apresentar sugestões pontuais para corrigir as distorções injustificadas de tratamento entre as carreiras dos Militares do DF, compreendendo sempre todo cenário político, social e econômico que o Brasil e o Distrito Federal vivencia.

Os devidos ajustes são pertinentes e necessários, há anos são aguardados pelos militares do DF. Estes ajustes ao serem efetivados, encerrarão os desequilíbrio existente hoje entre as carreiras PMDF e CBMDF, proporcionando maior valorização estes militares.





Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

5 comentários

  1. Porque não colocar promoção automática independente de vaga?

    Igual à Civil, Federal etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso dificilmente irá acontecer. Infelizmente o interesse é mínimo. Após ver esse edital,2018, o qual um soldado ganha pouco mais que 5200 vi o quanto a carreira está desvalorizada para um concurso de nível superior. PCDF, PRF, PF, TODOS o inicial já se ganha acima de 6500, sem fazer hora extra. Aqui acabamos tendo uma falsa idéia de salário maior já que fazemos hora extra com descontos astronômicos e recebemos um suposto aumento de auxílio moradia. Sendo que esse nem todos recebem, ou seja, não é aumento efetivo, apenas quem tem dependente. Tudo aumentou, hoje pagamos 4.40 no litro de gasolina. Em fim, Tenho fé que um dia essa polícia será valorizada a altura de sua grandeza. Só não sei se estarei vivo. GDF olhe mais para seus filhos.

      Excluir
  2. Este quadro de vagas dos Oficiais da PMDF e CBMDF está relacionado ao quadro dos Oficiais de Academia (QOPM e QOBM).
    As praças devem lutar pelo aumento de vagas no Quadro de Oficiais Administrativos, que é o Quadro que abre vagas para as praças, pois é a mesma careira.
    Quando se abre vagas para Major, Capitão ... Administrativo estas vagas chegam até o Soldado passando pelas outras graduações.
    Aumento de vagas para os Oficiais Administrativos, essa deve ser a luta.

    ResponderExcluir
  3. A speito do inativos o que tem de proposta pq desse lado a perda é grande ne e ninquem fala nada todos vao pra reserva mais quando esta na ativa nao pensam veja ai o que pode ser oferecido

    ResponderExcluir
  4. Venho do futuro e afirmar que continua a mesma merda de sempre...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.