24 C
pt-BR

POSSIBILIDADE DE REAJUSTE SALARIAL ANIMA POLICIAIS CIVIS. MILITARES OBSERVAM







Depois de mais de 1 ano em operação padrão, desgaste com o governo e nada de reajuste salarial que os levasse a paridade com a Polícia Federal que recebeu 37% de aumento no ano passado, uma luz no fim do túnel deixou a classe de policiais civis otimista.

O líder do governo na Câmara Distrital, Agaciel Maia (PR-DF) levantou a bandeira dos policiais civis e se encarregou de tomar frente de uma negociação com o governo para uma possível proposta de reajuste à categoria. Pela proposta, que é tratada cautelosamente nos bastidores, o aumento seria de 14% e em contrapartida os policiais teriam acrescentado em sua jornada de trabalho mais 1 hora.

Ano passado, o GDF havia apresentado uma proposta de 7% em 2017, 10% em 2018 e 10% em 2019 – que foi recusada pela categoria. Depois, nova proposta em cinco anos – 7% em 2017, 7,5% em 2018, 8,5% em 2019, 5% em 2020 e 4,5% em 2021, que segundo o GDF, era o possível em detrimento dos 37% de uma só vez, o que causaria um impacto de R$ 450 milhões por ano nas contas públicas, que também foi recusada pela categoria. Com os bolsos vazios, resta agora à classe torcer para que Agaciel Maia convença o governador Rollemberg e técnicos do governo para que conceda o aumento.


Na PM e no Corpo de Bombeiros, só observação

Como os três anos de governo de Rollemberg não foram nada satisfatórios para as categorias de segurança pública do DF, as duas outras co-irmãs, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, assistem passiva, mas atentamente, o desenrolar dos acontecimentos. Caso o reajuste seja concedido, os recursos deverão ser oriundos do Fundo Constitucional do DF que foi criado com o objetivo de manter os órgãos de segurança pública e vem sendo contestado sua má utilização pelo GDF.

No ápice das negociações do ano passado da Polícia Civil pela paridade com a Polícia Federal o alto comando das corporações, aliados com a Casa Militar e associações representativas de praças e oficiais, deixaram bem claro o recado de que não aceitariam ser tratados diferentes: “Se der aumento aos Civis, terá que dar aos militares”, essa foi a frase ouvida nos quatro cantos das casernas.

Pelo visto, não será fácil para Rollemberg administrar essa situação. Se de um lado existe uma polícia investigativa que pode trazer muitas dores de cabeça diante de tantas denúncias que estão para vir à tona, como a licitação do lixo no DF e um novo pedido de impeachment a ser protocolado pelo deputado federal e delegado de polícia Laerte Bessa (PR), do outro lado tem duas tropas completamente desmotivadas e desgastadas pela idade, sem incentivo nas carreiras e sem o básico que é um digno tratamento de saúde, fato, inclusive, que levou um sargento do Corpo de Bombeiros a quase protagonizar uma tragédia após um possível surto psicótico onde se apossou de um caminhão tanque e se dirigiu ao Congresso Nacional.

É esperar pra ver. O aumento é abaixo dos 37% referentes à paridade dos salários da Polícia Civil com a Polícia Federal, mas seria um avanço para quem não tem garantido nenhum centavo a mais nos salários. O percentual do reajuste é proporcional ao aumento da carga horária e seria uma espécie de compensação pela hora trabalhada a mais, segundo citou a jornalista Ana Maria Campos do Correio Braziliense.

Da redação,

Por Poliglota…
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

6 comentários

  1. Certamente esse falso reajuste não será aceito pela tropa, até pq a tropa está cansada e doente. Trabalhar além do previsto para garantir um valor a mais nos vencimentos em nada contribui para o bem estar do policial, que vem a cada dia adoecendo e tendo que esperar por um longo tempo por um atendimento médico. Reajuste nos salários tem e deve ser estendido a todos e não vir como forma mentirosa e de escravidão.

    ResponderExcluir
  2. - A comunidade precisa mais dos Policiais Militares do que dá Polícia Civil, portanto se eles ganharem e nós não, simplesmente paramos!!!!!.

    ResponderExcluir
  3. Uma grande M...., essa de hora a mais seria apenas para tentar retirar as outras categorias da situação. Essa outra de aumento em alimentação e SVG, não passa de Burrice Absurda!

    ResponderExcluir
  4. Esse governador não ganha nunca mais uma eleição.

    ResponderExcluir
  5. Sem comentários. A civil vai querer migalhas e ainda perder direitos? Tinham é de diminuir a hora, pois o salário está congelado há anos

    ResponderExcluir
  6. Se a pcdf aceitar essa esmola e ainda trabalhar mais, digo que enfraqueceram de vez!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.