24 C
pt-BR

Policial 'anônimo' publica defesa sobre suicídio na 13ª DP



O caso do suicídio na 13ª Delegacia de Polícia  está envolto de muitos mistérios. Enquanto não se tem um laudo conclusivo e definitivo, muitas perguntas ainda estão sem respostas. Até o momento, a família do motorista da Caixa Econômica, Luis Cláudio, é a única que tem, de fato, se posicionado e apontado a polícia civil como autora do fim trágico do homem.

Mas do outro lado - sempre tem o outro lado -, embora sem permissão regimental de se posicionarem, um policial civil, anonimamente, se defende das acusações. Pelo menos é o que aponta um texto publicado na internet. Embora sem o nome do autor, o blog apurou que a defesa partiu de um dos agentes da unidade. Leia e faça sua reflexão: 

"Os Policiais Civis do Distrito Federal têm acompanhado estarrecidos os últimos acontecimentos relacionados ao SUICÍDIO ocorrido no interior das dependências da 13ª Delegacia de Polícia em Sobradinho.

Estamos pesarosos com a dor da família, entendemos que em momentos como estes não existem palavras que possam acalentar o coração daqueles que ficam, muito menos entender os motivos que levam uma pessoa tão cheia de vida, de planos, com sua situação profissional e financeira estabelecida em um dia antes de completar 49 anos de idade cometer suicídio.

Porém é muito importante que as pessoas que estão nas redes sociais fazendo seus comentários cheios de venenos e de propriedades como se fossem peritos criminais, agentes com superpoderes e mais, falam como se estivessem lá e tivessem acompanhado tudo pessoalmente, tenham um pouco de empatia e se coloquem no lugar de quem realmente estava lá e vivenciou tudo o que ocorreu.

Os agentes que estavam no plantão da 13ª Delegacia de Polícia são pais e mães de família, que presenciam todos os dias de sua vida profissional (uns há mais de 25 anos, e outros há pouco tempo, entre 1 e 3 anos), todas as mazelas da sociedade em que estamos vivendo.

Estas mazelas que afligem a todos, como crimes violentos (estupros, homicídios, sequestros, roubos a transeuntes praticados por todo o tipo de criminoso utilizando-se de facas, armas de fogo, de violência e grave ameaça), recebem no balcão da Delegacia pessoas agredidas por maridos, cuja última esperança é encontrar no balcão da Delegacia um Agente de Polícia que irá lhe atender, ouvir seus problemas, registrar a ocorrência e muitas das vezes, sair do balcão acompanhado de outro cana para efetuar a prisão em flagrante do agressor. Muitas vezes a única pessoa que irá lhe dar ouvidos é o Policial que está lá há quase 24 horas trabalhando, no balcão, este mesmo Agente que muitos estão chamando de criminoso em comentários insensatos no facebook.

É inadmissível que se pense que um Agente da Lei irá colocar a sua vida profissional e pessoal em risco por conta de qualquer coisa. Se Luis Cláudio não tinha motivos algum para se suicidar, como informam seus familiares em todas as redes sociais, em todas as plataformas de notícias, em toda a mídia escrita, de rádio e televisiva, por que acham que um Agente de Polícia ou um Escrivão de Polícia iria colocar seus anos de estudo numa lata de lixo? Por que um Agente da Lei iria estudar anos, passar em um concurso concorrido (mais de 29 mil inscritos no último concurso) com 7 etapas, iria aguardar mais de dois anos para tomar posse e exercer o tão sonhado cargo na Polícia Civil, aclamada a melhor polícia do país, e iria jogar tudo isso fora agredindo um trabalhador?

Ninguém sabe o que se passa na cabeça das pessoas, como muito tem se falado, ele não teria motivo algum para se suicidar, da mesma forma, que ninguém na Delegacia seria capaz de imaginar que ele poderia fazer tal coisa. Ele foi colocado na cela seguindo as instruções normativas do MP e da CGP.

Novamente lamentamos muito pelo ocorrido, somos solidários aos familiares de Luis Claudio, e sentimos a mesma dor que eles sentem. Mas o que tem que ficar muito claro, é que em momento algum Luis Claudio foi agredido ou maltratado nas dependências da 13.ª Delegacia de Polícia.

Suicídios não são divulgados pela mídia, mas os números são muito maiores do que se pode imaginar. A dor e a vergonha de quem está preso (no caso de pessoas trabalhadoras e não criminosos contumazes), é enorme, e em situação de cárcere pode agir de forma diferente em cada pessoa.

Pedimos a todos que estão acompanhando esta situação tenham um pouco de discernimento, um pouco de paciência e que confiem que tudo será esclarecido de forma correta e isenta."

Assinado: Policial Civil
Fonte: Brasília em ON
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

4 comentários

  1. SÓ NÃO CONCORDO COM "ACLAMADA A MELHOR POLÍCIA DO BRASIL". PIADA, NÉ?

    ResponderExcluir
  2. cocnordo plenamente com o Policial, estava cheio de vida, sim é verdade, mas e os Policiais Civis também não estavam cheios de vida, para fazer tal ato e perder tudo que lutou a vida toda, pessoas se matam até por um sanduíche,alegar que a vitima não seria capaz de fazer isso é ter a certeza que irá destruir a vida de um Policial que luta pela sociedade e se for preciso dar a vida assim será feito, este tipo de coisa, nos deixa cada dia mais triste e menos propicio a fazer um bom serviço,se toda vez que alguém se matar dentro da cela o policial for o autor, será difícil trabalhar assim,já pensaram na vergonha de ser preso embriagado e dar vexame, constrangendo a família e os amigos, isto é motivo para suicídio, pelo menos para mim, acho que tentar descobrir tal fato é direito da família, porém culpar policiais deixando-os a mercê de opiniões da sociedade, é irresponsabilidade total, existe duas hipóteses, suicídio e homicídio, e se for constatado suicídio,vão pedir desculpas ou vão falar que a Policia ajudou os Policiais, lembrem-se os agentes são pais de familia e trabalhadores honestos, assim como a vitima, então que se tenha respeito até que se prove o contrario, até lá fiquem em silencio.

    ResponderExcluir
  3. É triste ... estão fazendo com o charlie o que fazem o tempo todo com os papa mike. Alguns da sociedade amam jogar pedras em quem os proteje, o Rio de janeiro sempre foi assim, vejam o caos instalado naquele lugar. Mudem ou Brasília se caminhará a passos largos pelo mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  4. É triste ... estão fazendo com o charlie o que fazem o tempo todo com os papa mike. Alguns da sociedade amam jogar pedras em quem os proteje, o Rio de janeiro sempre foi assim, vejam o caos instalado naquele lugar. Mudem ou Brasília se caminhará a passos largos pelo mesmo caminho.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.