24 C
pt-BR

Só pode ser mentira!!!! Rollemberg cria Guarda Distrital para melhorar segurança e imagem dele





Marta Nobre

O Distrito Federal vai ganhar um novo reforço policial. É a Guarda Civil Distrital (GCD), com um contingente de 3 mil 600 homens. Os primeiros 1 mil 800 serão incorporados no segundo semestre. Os cinquenta por cento restantes, ao longo de 2018.

Resultado de imagem para guarda civil municipal cidade ocidentalO projeto de criação da GCD está recebendo os últimos detalhes na Casa Militar de Rodrigo Rollemberg. É ali, na ‘Toca da Loba’ (expressão que remete a ação entre amigos), que o governador busca uma forma de conseguir reverter os altos níveis de violência e melhorar sua imagem para a próxima eleição.

Mas, se Rollemberg quer aumentar sua popularidade, há dois segmentos que não querem perder espaço. Se vivem às turras, policiais militares e policiais civis decidiram fazer uma trégua, enquanto aguardam para ver até onde marchará essa proposta, que deve seguir para a Câmara Legislativa, em forma de projeto de lei, até meados de maio.

O modelo que vem sendo montado na casa Militar será o mesmo adotado em outras grandes cidades brasileiras. Os integrantes da Guarda Distrital terão poder de polícia administrativa e atuarão em situações onde o cumprimento das leis for necessário, podendo, ainda, agir em casos de flagrante delito.

Resultado de imagem para guarda civil distritalEssa categoria especial, porém, não substituirá a vigilância armada terceirizada que dá segurança a bancos públicos e privados, além de órgãos da administração direta e indireta. A GCD estará ligada diretamente ao Palácio do Buriti, e deve ter em seu comando, oficiais da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil. O efetivo terá salário abaixo de um soldado da PM em início de carreira.

fonte: Notibras
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

11 comentários

  1. De onde virá os recursos para pagar a folha salarial? espero que não seja do Fundo Constitucional. Por outro lado se tem dinheiro para contratar GUARDA deve ter dinheiro par conceder aumento de salário para a PMDF.Que incoerência.

    ResponderExcluir
  2. Guarda Municipal é apenas mais uma palhaçada desse governador , além de onerar mais o orçamento do DF!!!!
    Pra quem achava que o rolemberg é gente boa e gosta da PMDF olha a resposta dele.
    Primeiro mentiu durante a campanha ao prometer isonomia da PCDF com o DPF, pois sabia que se conceder o reajuste aos policiais civis, como sempre foi de costume no DF, teria que repassar o mesmo ou um outro índice, posteriormente a PMDF, pois sempre foi assim, mas como ele não tem palavra, preferi viver repetindo a estorinha cabeluda que não há dinheiro, enquanto a arrecadação do DF aumenta mês após mês, e os gastos com outras áreas do GDF crescem, estranhamente, como contratação de mais vigilantes a fim de beneficiar empresários da área de segurança privada, em detrimento da segurança do DF que sempre foi feita por PCDF/PMDF e CBMDF.
    Gestos como apoiar alguns oficiais pms subtrair atribuições da PCDF, se passando por governador bonzinho, amigo de pms, na verdade, sempre mascarou, a clara intenção de enfraquecer as duas polícias.
    A estratégia de colocar uma polícia contra a outra, era só um sinal de que esse sujeito deseja apenas tornar as nossas polícias iguais as demais ao restante do país, onde os policiais lutam apenas para sobreviver com salários de fome, dentro de instituições fracas e sem estrutura e equipamentos para trabalhar.
    A ideia de criar mais uma força policial como a guarda municipal, não passa de mais uma punhalada na PCDF/PMDF e CBMDF, que terão seus recursos, provenientes da união, pulverizados com a criação dessa guarda municipal, que em nada vai acrescentar a segurança da cidade, além de passar por cima do fato, que a segurança pública no DF sempre foi satisfatória apesar das diferenças entre PC e PM.
    Lamentavelmente, para um sujeito que não tem palavra, sempre foi mais fácil cuspir nos compromissos assumidos do que cumprir, não importando, se hoje, os pms que trabalham na rua tem que se virar e fazer de conta que resolvem tudo sozinho, enquanto o governo sabe que a PMDF não consegue atender a demanda do serviço, diante da violência crescente proporcionada por governos como o do sr. rolemberg.
    Todos nós já percebemos que depois de dois anos, ficou fácil de constatar que ele não vai se reeleger em 2018, um fato que tem motivado esse infeliz a adotar a ideia fixar de destruir a segurança pública no DF, a começar pelo sucateamento das instituições PCDF e PMDF, pois o sujeito que vive dizendo constantemente que não há dinheiro, e de uma hora para outra propõe, em um passe de mágica, a criação de uma terceira força policial não pode ser levado a sério, diante do caos da violência que só cresceu por culpa dele.
    O Distrito Federal não precisa de guarda municipal PORRA NENHUMA, precisa sim, de um governador honesto que cumpra suas palavras e que pague salários decentes aos policiais que dão a própria vida pela população dessa cidade diariamente.

    ResponderExcluir
  3. eu quero ver agora se essa Câmara Distrital vai aprovar uma loucura desse governador. aqui é a Capital da Republica e não Cidade do interior. não dar conta nem de administrar a Segurança Publica vai querer criar Guarda Distrital.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber quem inventou essa lorota.

    ResponderExcluir
  5. O Governo de Brasília informa que esta informação é equivocada. Segundo o Chefe da Casa Militar, Coronel Ribas: “Não existe nenhum estudo nesse sentido e muito menos qualquer perspectiva de criação de projeto a ser encaminhado à Câmara Legislativa”.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, tá precisando mesmo de uma Guarda civil aqui em Brasilia!

    ResponderExcluir
  7. Certíssimo.

    Essa situação não seria necessária se a administração tivesse cuidado com o dinheiro publico na hora de remunerar seus servidores. Mas antes tarde do que nunca.

    No fim a Guarda Distrital fara o mesmo trabalho que a PM, mas de maneira muito mais barata, tendo em vista os altos salários e benefícios pagos aos militares de brasília (salários que impossibilitam a contratação em numero suficiente).

    Só espero que o governo tenha responsabilidade e não ceda a pressões corporativas, que evidentemente não vão querer "perder espaço".
    Da mesma forma espero que futuramente não ceda a pressões por salario, igualando os Guardas aos Militares, sob pena de tal medida tornar o objetivo maior do órgão (economia aos cofres públicos), sem sentido.

    ResponderExcluir
  8. Se a PM fizesse seu trabalho direito não seria necessário. Mas a PM só quer saber de investigar e não faz seu trabalho precípuo.

    ResponderExcluir
  9. Basta os Policiais Militares trabalharem.
    Mas infelizmente a maioria é encostado e não faz o que deveria.

    ResponderExcluir
  10. Somente para corrigir um erro de falta de conhecimento da reporter Marta Nobre; a Guarda Civil Distrital "NÃO PODERÁ TER EM SEU COMANDO E EM SEUS QUADROS NENHUM MILITAR OU EX-MILITAR DA PM (Seja Oficial ou Praça); isso é o que preconiza e estabelece o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Metropolitanas ou mesmo Distritais). Vide Lei Federal 13.022 de 08 de Agosto de 2014.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.