24 C
pt-BR

Após reunião com governo, mulheres de PMs desocupam quartéis no ES


Em reunião mediada pelo MPT, houve consenso entre as partes. Audiência para negociar benefícios está marcada para o dia 2 de março.
Por Manoela Albuquerque
Do G1 ES
Após a reunião entre mulheres de policiais militares e o governo do Espírito Santo mediada pelo Ministério Público do Trabalho do estado, o movimento desocupa a entrada dos batalhões do estado na manhã deste sábado (25). Foram 21 dias de protesto, que teve início no dia 4 de fevereiro. As duas partes chegaram a um consenso e uma negociação de benefícios mediada pelo MPT-ES será realizada no dia 2 de março.
A reunião começou por volta das 22h de sexta-feira e terminou às 7h deste sábado. O MPT-ES foi procurado pelo movimento de mulheres e convidou representantes do governo e outras entidades para o encontro. Familiares de Policiais Militares se manifestaram em frente a batalhões do estado em busca de melhorias para os PMs.
O Quartel do Comando Geral (QCG), um dos pontos mais emblemáticos de resistência das mulheres, já foi liberado. De acordo com o movimento, a expectativa é de que todos os batalhões sejam desocupados o mais rápido possível. Na reunião, ficou acordado que os locais seriam liberados até o meio-dia.

"Ficamos satisfeitas. Para nós, foi uma vitória. Graças a Deus, saiu da melhor forma possível. Poderia ter sido melhor se não tivessem sido perdidas tantas vidas, se o governo tivesse cedido antes. Acho que a população tem que perceber que quem estava perdendo era ela. E que possa ser sentida novamente a segurança no nosso estado", disse uma representante.

Consenso
A pedido do movimento, o governo do estado assumiu o compromisso de não abrir novos Processos Administrativos Disciplinares (PADs) contra os policiais.

Para beneficiar o andamento da negociação, o MPT-ES e a Defensoria Pública da União recomendaram a suspensão, durante 15 dias prorrogáveis, dos PADs já instaurados, o que foi aceito pelo governo e pelas mulheres.
Outro pedido feito pelas mulheres que foi aceito pelo governo foi a desistência das ações judiciais contra familiares e associações.
O governo também concordou que promover o retorno de policiais transferidos aos postos originais em até 45 dias a partir da data da transferência. Em relação à organização das unidades da Polícia Militar, o governo se comprometeu a não transferir PMs da Grande Vitória para o interior.

Efetivo nas ruas
O comandante da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, afirmou que todo o efetivo compareceu às ruas neste sábado.O comandante avaliou o acordo entre as partes positivamente e pediu desculpas à sociedade em nome da PM.

"Essa negociação sempre esteve acontecendo e se chegou a um denominador que estabeleceu de vez o fim deste movimento. São decisões que fazem bem à instituição, ao policial e à sociedade. Nossa preocupação era o retorno da Polícia Militar às ruas, o que já está acontecendo", afirmou o coronel.

Reunião mediada pelo MPT terminou em consenso entre mulheres de PMs e governo (Foto: Ricardo Medeiros / A Gazeta)Reunião mediada pelo MPT terminou em consenso entre mulheres de PMs e governo (Foto: Ricardo Medeiros / A Gazeta)
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário