24 C
pt-BR

Polícia Civil autônoma declara guerra à Polícia Civil que tem rabo preso com PM e PF


Bartô Granja

Uma guerra que vinha sendo travada nos bastidores ganhou as ruas. Mais precisamente, as redes sociais e aplicativos como o WhatsApp. O tiroteio é verbal entre dois grupos que disputam o poder na Polícia Civil de Brasília. A cizânia surgiu com uma ação do Sinpol-DF, que supostamente estaria aceitando ser levado a reboque pela Polícia Militar e pela Polícia Federal.


Os ataques mais virulentos partiram neste sábado, 18. Vieram de André Rizzo, policial aposentado e chefe de gabinete do deputado distrital Wellington Luiz (PMDB). O parlamentar, que também é policial, tem estreitas ligações com o delegado Eric Seba, diretor-geral da Polícia Civil.

O alvo de Rizzo é Rodrigo Gaúcho Franco, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal. Em áudio que começou a circular em grupos fechados, o dirigente classista é acusado de fazer ‘corpo mole’ e deixar que a categoria seja ‘engolida’ pela Polícia Militar e pela Polícia Federal. Procurado por Notibras, Gaúcho não foi localizado. A categoria está dividida. Muitos policiais endossam o desabafo de Rizzo, “por agir com coerência e acabar com a safadeza do Sinpol”. Mas há quem defenda Gaúcho, e acusa Rizzo, que se diz “super cana”, mas que “trabalhou toda a vida grudado nos ovos de delegados”.

Nos áudios, Rizzo usa termos pejorativos contra a atual diretoria do Sinpol, ataca a Secretaria de Segurança e desqualifica policiais militares e policiais federais. A gota dágua foi uma reunião promovida pelo governador Rodrigo Rollemberg para discutir os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pelos policiais militares, uma atribuição até agora da Polícia Civil.

Ouça os áudios:






fonte:http://www.notibras.com/site/policia-civil-autonoma-declara-guerra-a-policia-que-tem-rabo-preso-com-pm-e-federais/




Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

12 comentários

  1. Ele, André Rizzo, deve tá sentindo falta da "teta" do Sinpol. Desde quando WL é colado com o DG?! As palavras dele estão buscando causar uma instabilidade na relação que já é conturbada. Irresponsável e oportunista.

    ResponderExcluir
  2. André Rizzo é uma piada. O ruim é que tem gente que acredita na fala dele.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite O Sinpol é a favor TCO atribuição da PCDF ser entregue a PM ? Penso que TC é papel de polícia Judiciária e ponto , agora acho que o colega quiz apenas mostrar sua indignação com tudo isso

    ResponderExcluir
  4. SINPOL/DF repudia mensagens de ódio de ex-dirigente

    O Sindicato dos Policiais Civis do DF, legítima entidade representativa da categoria Policial Civil da Capital da República, vem a público repudiar as manifestações proferidas em redes sociais por um ex-dirigente da entidade, derrotado nas últimas eleições sindicais, desfiliado do sindicato a pedido e assessor direto do deputado distrital Welington Luiz.

    Em dois áudios lançados na data de ontem, 18, em um aplicativo da internet, o ex dirigente tenta plantar dúvidas e confusão, no seio da categoria. Em tom de desespero, mistura temas diversos, soltando uma rajada de impropérios em todas as direções.

    Necessário salientar que o Sinpol chegou a ser convidado a estar na reunião, que foi solicitada por deputados federais, e que tratava sobre ciclo completo e registro de TCOs. Como a categoria ainda não deliberou a respeito do assunto, a diretoria entendeu por bem não participar da reunião com o Governador e diversas entidades representativas. Em nenhum momento a reunião tratou de negociações salariais, até por que o assunto já vem sendo tratado entre Sinpol e GDF, em mesa específica de negociação.

    Nos áudios, o policial recém aposentado ofende a honra de toda a atual diretoria do Sinpol. Não satisfeito, denigre a imagem de outros dirigentes sindicais, além do Ministério Público, Fenapef, Fenaprf e toda a Polícia Militar.

    Ao vociferar palavras de baixo calão, que em nada combinam com as atitudes desejadas de um servidor público, o assessor da CLDF ainda faz acusações ao Governador do Distrito Federal e à Secretária de Segurança Pública do DF.

    Antes de mais nada, salutar informar que referido cidadão não representa a voz da categoria policial civil, apesar de seu desejo incontido. Ainda assim, por tratar-se de um policial civil, ainda que desfiliado do sindicato, frisamos que não é o pensamento da categoria tratar colegas da segurança pública como inimigos.

    Quanto ao Governo do DF, insistimos em dizer que o assessor do deputado distrital não representa o Sindicato, o qual vem mantendo diálogo com o Governo local a fim de ver o avanço de sua pauta reivindicatória. Esperamos sinceramente que esse tipo de postura reprovável não seja considerada como sendo o da unanimidade de nossos policiais de nível superior e que não atrapalhe nossas negociações.

    Ao declarar guerra com o MP, Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Militares, Governador e Secretária, o ex dirigente sindical que gosta de gabar-se como amigo pessoal do atual Diretor Geral da PCDF coloca em cheque a Polícia Civil, uma vez que ela é uma Instituição Pública. Por causa disso, ela e seus servidores não tem "inimigos" nas suas relações com as demais instituições públicas, ao contrário do que quis afirmar o assessor parlamentar.

    Infelizmente, visando as eleições sindicais do próximo ano, vozes isoladas e desesperadas têm pregado a desunião da categoria policial civil, justamente no momento em que a categoria mais precisa de União.

    A diretoria tomará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis ao infeliz episódio.

    Sinpol/DF
    Juntos Somos Fortes

    ResponderExcluir
  5. Mostra a cara covarde!

    ResponderExcluir
  6. O mesmo do mesmo... Antes, esse tal gostava de fazer ligações ameaçando as pessoas. Agora, ficou insano de vez, ao colocar toda uma categoria em conflito com as demais instituições de segurança pública. Seus pensamentos não representam o pensamento coletivo.

    ResponderExcluir
  7. Quanto a TCO, qualquer um pode fazer, é serviço de balcão e ponto! Apenas direciona-se para a justiça. Fato! À PCDF e às outras PC's do país, cabe a investigação e solução de crimes!!! Com a instituição do TCO pelas demais polícias, as PC's ficariam livres para desempenhar seu papel constitucional e ponto! Nós, os garçons, serviríamos mais ao bem comum. E eles, serviriam mais a própria comida também! Só isto. A quem interessa a não desburocratização da segurança pública e sua maior agilidade??? !!! Responda-se a esta pergunta.... Fui.
    Sgt Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, mestre da Unieuro, vc não sabe a diferença entre desacato, injúria, resistência e desobediência. Mesmo formado engenheiro, o pedreiro que trabalha como pedreiro não é engenheiro.

      Excluir
    2. A questão não é tão simples assim, meu "nobre". A análise dos fatos devem ser realizadas por Autoridade Policial, stricto sensu. Mais uma vez, alguns tentam angariar poder iludindo a população com esse papo de "melhor pra sociedade". Imaginem só, os próprios mangos fazendo os magníficos autos de resistência e desacato...iria ser fantástico. #sqn.

      Excluir
    3. Pedro "mestre tipo Unieuro", estude a legislação penal.

      Excluir
  8. A questão não é tão simplória Sgt Pedro. Aos olhos de incautos pode até parecer uma questão simples, mas envolve uma análise jurídica. A Lei 12.830/2013 deixa claro o que compete à Autoridade Policial. Desculpe as "otoridades", mas Autoridade Policial só existe uma.

    ResponderExcluir
  9. Vejam onde o TCO é feito pela PM tb e o que acham a PM, PC e o mais importante que as duas corporações- a sociedade

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.