24 C
pt-BR

Opinião do Leitor


Economia com a Carreira Única

Todo governante sempre cita a Lei de Responsabilidade Fiscal para não conceder o aumento salarial pretendido pelos servidores, dizendo que o impacto na folha de pagamento irá prejudicar a administração.

Verificamos que com a criação de um acesso único na Polícia Militar Corpo de Bombeiros Militar, o governo promoveria uma carreira mais atrativa, promoveria mais  mais militares anualmente e não sofreria impacto na folha de pagamento, como explicaremos.

Formas de acesso nas Corporações militares

São duas as maneiras de se entrar na PMDF e no CBMDF, ou entra-se como Soldado ou como Cadete com a exigência de possuir nível superior completo em ambos os casos. Atualmente para formar um Oficial leva entre 24 e 36 meses com elevado custo(milhares de reais talvez), pois, em tese, o ingresso é de uma maioria de civis. Até mesmo, os "da Casa" os praças que fazem o CFO têm de se submeterem ao longo e oneroso curso que ao final dá a aptidão ao formando de ser promovido a Aspirante. Não há um aproveitamento da experiência acumulada e nem da formação anterior desse praça. Em contrapartida, para formar um Oficial de dentro da Corporação, levaria-se no máximo entre 3 e 6 meses, sem o militar ter de passar pelo "aspirantado", ou seja, teríamos um militar pronto em menos tempo para servir à sociedade.
A ideia da Carreira Única é fazer com que o candidato entre como Soldado, sendo promovido gradativamente para Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, nesta graduação, o militar estaria justamente qualificado para chegar ao oficialato.
Como já foi dito, o Subtenente precisaria apenas de 3 a 6 meses para ser formado oficial e,  com isso, surgiria espaço para a promoção de um 1º Sargento a Subtenente e, sucessivamente abririam vagas para os demais militares abaixo.

Cabe ressaltar que a diferença dos vencimentos de um Soldado e um Subtenente, nem alcança os vencimentos de  um 2°Tenente, por isso que o título acima fala em ECONOMIA, sem falar que  foram geradas 6 promoções, a saber:

- Um Subtenente promovido a 2º Tenente 
- Um 1º Sargento promovido a Subtenente
- Um 2º Sargento promovido a 1º Sargento
- Um 3º Sargento promovido a 2º Sargento
- Um Cabo promovido a 3º Sargento
- Um Soldado promovido a Cabo





Com a implantação da Carreira Única 6 pessoas, por que não dizer 6 famílias, serão beneficiadas com as promoções, além do ganho institucional com a extinção dos diversos Quadros de Praças e de Oficiais, unificando-os em um único QUADRO POLICIAL de fato e de direito.

Sugestão
Acabar com a entrada direta de pessoas para Oficial, sendo obrigatório entrar como Soldado, passando pelas demais graduações e quando chegar a Subtenente, ser promovido a Oficial, tudo regulado por uma Lei que regulamente as promoções.


Texto enviado por leitor que não quis se identificar
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

4 comentários

  1. Duas consequencias positivas da carreira única seria que a "escadinha" de graduações possíveis seria maior, isso demandaria mais tempo para o policial chegar ao topo (logicamente só uma parcela atingiria o topo), assim, o estado se beneficiaria com o pm mais jovem no serviço operacional e o mais idoso na atividade meio, possibilitando o militar ficar mais tempo na ativa.

    Outra consequência positiva seria que todos os policiais teriam uma sensação de pertencimento em relação à instituição

    ResponderExcluir
  2. A carreira única é ideia de ptista(leia-se comuna), senão vejamos.
    1) Todos começam em igualdade de condições- o concurso pra CFP e CFO exigem qualquer nível superior.

    2) A bifurcação da carreira ocorre em algum momento, não serão todos oficiais, como parece.
    3) Quem chega a Sub não é um condenado a conformar-se em não progredir hoje, mas com carreira única será, ainda mais se progredir na velocidade que pretendem alguns inconsequentes, imagine chegar a sub em 10 anos e passar 20 esperando a RR.
    4) Carreira única é adotada nos USA, Ok então, vamos votar para chefe de polícia e imaginar como seria uma operação lavajato capitaneada por alguém eleito como nosso grande líder de 9 dedos. Ideia, copiar do americano o que seja viável e não desejado.

    4) Qual o critério de ascensão? Ah, a velha e boa política e como sempre haverá na base da pirâmide uma massa de gente reclamando a falta de igualdade.
    5) Ao reclamar que um civil se torna oficial se esquece que o soldado não nasceu militar.
    Eis aí a carreira única tão sonhada: nível superior... e que "injustiça" o soldado pode fazer concurso pro CFO e já entra na academia sabendo o que é ser policial, uma clara vantagem.
    Bom, mas podemos fazer tudo diferente, copiar os americanos e arriscar uma ideia de igualdade onde todos seremos iguais e felizes com a carreira que abraçamos, adaptando a realidade e quem sabe a academia mude o nome para "Academia de milícia bolivariana Comandante Luís Inácio".
    Fica a ideia...

    ResponderExcluir
  3. O PM é muito sem noção mesmo.

    Querem carreira unica e que todo mundo chegue q Coronel.
    Milhares de pessoas ganhando 22 mil e não haveria impacto na folha de pagamento? kkkkkkkk
    Vamos focar em algo tangível.
    Promoção sem dependência de vagas até St é muito difícil mas é possível.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkk esses subtenentes tijolões não se cansam de subestimar a inteligencia dos seus pares (praças)!

    Numa estrutura piramidal (base 7 mil [soldados], topo 36 [coronéis]) só eles que, no passado, deram cangalha nos seus com gabaritos comprados é que iam ascender o oficialato; e o resto da tropa que se danem.

    O mais hilario é que esse blog (que deve ser administrado por um desses subtenentes) ainda publica uma um texto absurdo desses!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.