24 C
pt-BR

Secretaria de Segurança notifica o PT-DF para não protestar na Torre de TV. Chico Vigilante ignora determinação.


Medida visa evitar que haja confronto com grupos anti-Dilma no domingo (13/3). Caso petistas queiram promover ato, terão que escolher outro local. Partido reclama da atitude da pasta

Um dia após a Polícia Militar dizer que está preparada para receber 110 mil pessoas nos protestos de domingo (13/3), o temor de que as manifestações pró e contra o governo federal resultem em confrontos levou a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social a notificar o PT-DF nesta quinta-feira (10).
Segundo a pasta, como os movimentos que pedem o impeachment de Dilma já haviam agendado o protesto na Esplanada dos Ministérios, por questões de segurança, “caso seja do interesse do partido, os organizadores podem indicar outro local no território do Distrito Federal para se reunirem”.
O medo é que o ato dos petistas, marcado para a Torre de TV, faça com que manifestantes que apoiam causas divergentes se encontrem na Rodoviária do Plano Piloto e haja episódios violentos.
À noite, a legenda reclamou da medida, por meio de nota. “O PT-DF (…) hoje sofreu mais uma pressão da Secretaria de Segurança Pública do DF. O presidente regional, Policarpo, conversou por telefone com o governador Rodrigo Rollemberg. Foi afirmado pelo chefe do Executivo local que não haverá proibição da nossa manifestação. A posição da Secretaria de Segurança de considerar nosso ato na Torre de TV ilegal foi desautorizada pela manifestação do governador.”




Confira os principais trechos da nota da SSP:
“Considerando que os dois grupos se declaram publicamente como antagônicos,
que a experiência adquirida em eventos anteriores desta natureza na área central de Brasília preconiza que movimentos divergentes sejam mantidos a pelo menos cinco quilômetros de distância;
que o local de concentração escolhido pelos movimentos pró-impeachment é o Museu da República, que está a apenas 1,5 quilômetro de distância da Torre de TV, local da concentração que foi indicado pelo PT;
que a Rodoviária do Plano Piloto é o único ponto de acesso de transporte de massa da região central de cidade e
que as manifestações pró-impeachment foram agendadas primeiro:
A SSP notificou o Partido dos Trabalhadores sobre a ilegalidade de sua pretensão. Caso seja do interesse do partido, os organizadores podem indicar outro local no território do Distrito Federal para se reunirem.
O planejamento da operação está sendo feito dentro de critérios técnicos, que visam resguardar a segurança dos moradores da cidade – sejam eles manifestantes ou não. A SSP e as forças de segurança do DF trabalham em conjunto para que as manifestações programadas para o próximo dia 13 ocorram dentro da legalidade, garantindo o direito e a segurança de todos.”
http://www.metropoles.com/distrito-federal/politica-df/secretaria-de-seguranca-notifica-o-pt-df-para-nao-protestar-na-esplanada
Ouvido pela CBN, Deputado Chico Vigilante, organizador do evento do PT no DF, diz que a manifestação está mantida, desacatando a ordem da Secretaria de Segurança.

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário