24 C
pt-BR

QUAL O MODELO DE CARREIRA QUE QUEREMOS(PMDF/CBMDF)?

A CARREIRA QUE QUEREMOS.

Em diversas discussões em diversos grupos que dentro da Polícia Militar é possível delimitar claramente algumas tendências: a) O grupo da “entrada única; b) O grupo da carreira única; c) o grupo do “fluxo” na ascensão.

ENTRADA ÚNICA

Nesse formato o ingresso na Polícia e Corpo de Bombeiros Militares do DF será através de um único acesso, ou seja, através da base da pirâmide, Soldado 2ª Classe. 
A ascensão se dá com independência de vagas chegando até Subtenente (ST), a média das propostas é de 15 anos. O Acesso ao oficialato se daria por meio de concurso interno (em algumas propostas), ou por critérios múltiplos como antiguidade, prova e análise curricular.

CARREIRA ÚNICA

Essa é a linha mais radical, segundo essa corrente a entrada é única, através da base da pirâmide, Soldado 2ª Classe, mas a ascensão se dá até o topo da pirâmide, Coronelato. 
Há um porém, nessa proposta a ascensão seria estrita e rigidamente piramidal, afunilando até o posto de Coronel, com critérios rígidos de seleção ao oficialato.

FLUXO NA ASCENSÃO

Esse grupo é o do pessoal que entende que o momento não é de firulas, não temos tempo para discutir tipos de carreira, o foco é ascensão, ou seja permitir fluxo nas promoções do atual formato de “carreira” o que se conseguiria com alterações pontuais na lei12086/09.
Faço parte dessa linha de pensamento e a defendo, se observamos a pirâmide hierárquica veremos que nosso problema são dois gargalos: de 1º SGT para ST e de ST para o oficial QOPMA.


COMO DÁ GERAR FLUXO SEM FAZER “PIROTECNIAS

O gráfico abaixo, baseado em discussões nas redes sociais, mostra o que pode ser feito na própria lei 12086/09:
Fonte: Aderivaldo Cardoso

AMPLIAÇÃO DO QUADRO QOPMA

O principal gargalo na ascensão do quadro das praças é o fluxo travado de ST para Oficial QOPMA. Hoje, uma solução viável e prática é ampliação do quadro. Outros mecanismos podem ser incorporados como a agragação compulsória para aqueles que completarem 30 anos de efetivo serviço policial/bombeiro militar.


CONCLUSÃO

As categorias precisam unificar o discurso, hodiernamente, não há muitas soluções de curto prazo até porque somos militares e nossa legislação não nos dá margens para manobrar. Outro fato que devemos levar em consideração é que não haverá solução para casos isolados, devemos focar na ascensão, ou seja, construir, de maneira rápida, alterações na lei 12086/09 que permitam o fluxo na ascensão de todo o quadro.

Fonte: Blog Rede Democrática PM/BM






Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

4 comentários

  1. Um modelo de carreira que daria certo seria o revesamento 4 x 4, é só treinar que a gente ganha facim facim.

    ResponderExcluir
  2. E os inativos hall? Querem só promoção? Quando vestir o pijama não terão voluntário gratificado,etapa alimentação ai se do de.geral.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o momento é de urgência por isso no momento o mais fácil e prático é alteração na 12086, até por quê outros caminhos, não querendo ser pessimista será quase impossível, neste governo fracassado do PT. Sgt Davi Borges

    ResponderExcluir
  4. Sou segundo sargento e, só queria reposição das perdas salariais que a inflação está corroendo. Promoção o tempo se encarrega.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.