24 C
pt-BR

GDF diz que vai retomar plano para reestruturar carreira de PMs

Capital do país conta com 15,4 mil policiais militares e 6.170 bombeiros.

Categoria fez operação tartaruga no ano passado para cobrar mudanças.

Raquel Morais Do G1 DF

O secretário de Segurança, Arthur Trindade, o governador Rodrigo Rollemberg e o comandante-geral da PM, coronel Florisvaldo Ferreira César (Foto: Raquel Morais/G1)O secretário de Segurança, Arthur Trindade, o governador
Rodrigo Rollemberg (Foto: Raquel Morais/G1)


O governador Rodrigo Rollemberg afirmou nesta terça-feira (3) que vai retomar as discussões para reestruturação das carreiras de policiais militares e bombeiros do Distrito Federal. A primeira conta com 15,4 mil homens. A segunda, 6.170.

De acordo com o chefe do Executivo local, ainda não há um prazo para o fim das negociações e a implantação das mudanças. Rollemberg disse que vai consultar associações representativas para chegar a um consenso.

No início do ano passado, PMs promoveram uma operação tartaruga e instalaram outdoors cobrando do governo isonomia salarial e reestruturação da carreira. Eles alegavam se sentir desmotivados. Houve queda de produtividade, com redução de 40% no número de armas apreendidas e aumento em crimes violentos.

A Corregedoria da Polícia Militar chegou a prender 12 policiais, entre praças e oficiais, entre suspeitos de envolvimento com a mobilização. A alegação era de que eles tinham cometido crimes militares como incitação à desobediência, desrespeito a superiores diante de outros militares, recusa em obedecer ordens e publicações indevidas.

Em entrevista ao G1 no período de transição, o secretário de Segurança Pública e Paz Social, Arthur Trindade, disse considerar que os problemas foram contornados graças à ação dos então gestores da pasta e que agora é necessário adotar nos próximos meses soluções definitivas. Preferindo não antecipar ideias, o ele afirmou que discutirá propostas com os órgãos de polícia e com as equipes econômica e jurídica do governo. Ele também pretende conversar com as categorias.

"A nossa expectativa é que esse tipo de manifestação que a gente assistiu a partir do segundo semestre de 2013 e primeiro de 2014 [Operação Tartaruga], que resultou justamente no aumento das taxas de criminalidade, não ocorra mais", declarou na época. "[Mas] A gente sabe que as insatisfações continuam e são basicamente as mesmas."











Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

11 comentários

  1. Boa noite a todos!eu espero que dessa vez seja pra valer!e que não seja mais uma enrolação e enganação por parte do GDF,espero também que seja levado em conta a participação de todos nós policiais e bombeiros,e que as boas ideias sejam acolhidas por parte daqueles que estarão à frente das propostas e que saia ainda este ano e que seja enviado para o planalto ainda este ano,que Deus nos abençoe e Jesus Cristo seja o nosso advogado,um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. 2016 em diante tem possibilidades de surgir uma reestruturação.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer reestruturação que não contemplar de forma justas os antigos é pura covardia!pois os antigos foram que carregaram o piano na PM e no BM.Não estou pregando segregação estou só sendo justo.Agora pode achar ruim quem quiser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que reestruturação colega,se não foi antes imagine agora em epóca de vacas magras ,isso é ilusão ,tira da cabeça,isso é papo furado para iludir esses antigos caindo os dentes.pm parece criança se ilude com tudo kkkk se tiver tempo para vazar ,tchau porque o caldo vai engrossar para nos ,estão tirando direitos,cuidado.

      Excluir
  4. ISSO É APENAS UMA MANEIRA DE FREAR A SAÍDAS DOS POLICIAIS NESTE ANO, ELE SABE QUE MUITOS VÃO EMBORA NESTE ANO E COM UMA NOTICIA DESTA ACENDE UMA PERSPECTIVA NOS COMPANHEIROS. SABEMOS QUE O GOVERNA ESTA PASSANDO UMA CRISE TANTO FEDERAL COMO ESTADUAL E A RESTRUTURAÇÃO SERIA QUASE INVIÁVEL.

    ResponderExcluir
  5. Quem Sabe em 2070 sai alguma coisa para a PM e BM, se depender de alguns colegas vibradores nunca sairá nada para a gente, e o que eu vejo é só PM vibrando feito um louco!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. QUASE 140 PEDIDOS DE RESERVA REMUNERADA. UMA DELAS, MINHA, CLARO. NUNCA SE FALOU TANTO QUE O GOVERNO PRETENDE PAGAR A L.E COM PRECATÓRIOS. ISSO É LASTIMÁVEL, MAS É UMA REALIDADE CADA VEZ MAIS PRÓXIMA, E TALVEZ POR ISSO QUE O MESMO GOVERNO TENTA LUDIBRIAR A TROPA COM PAPINHO DE RETOMAR REESTRUTURAÇÃO, COMO FEZ COM TODOS OS SUBTENETES NO PASSADO, QUANDO NOS REUNIU NO TEMPLO EVANGÉLICO PROMETENDO EDITAR UM DECRETO PARA HABILITAR TODOS NÓS E ISSO NUNCA SAIU DO PAPEL. SEGUNDO FONTES, ESSA MUDANÇA NO PAGAMENTO DA L.E NÃO SERÁ DIVULGADO COM ANTECEDÊNCIA, MAS ATRAVÉS DE UM DECRETO NA CALADA DA NOITE E MUITOS COMPANHEIROS FICARÃO A VER NAVIOS. PORTANTO, AQUELES QUE JÁ POSSUEM SEU TEMPO PARA APOSENTAR O FAÇA LOGO PORQUE AMANHÃ PODE SER TARDE. ESPEREI; ESPEREI E CANSEI, E JUNTO COM MAIS DE 130 COLEGAS DEMOS ENTRADA NA R.R. PARA AQUELES QUE QUEREM VIVER DE ILUSÃO E MENTIRAS, BOA SORTE, VOU APROVEITAR MINHA GRANA QUE LEVAREI, PELO MENOS ISSO LEVO DE BOM.

    ResponderExcluir
  7. QUASE 140 PEDIDOS DE RESERVA REMUNERADA. UMA DELAS, MINHA, CLARO. NUNCA SE FALOU TANTO QUE O GOVERNO PRETENDE PAGAR A L.E COM PRECATÓRIOS. ISSO É LASTIMÁVEL, MAS É UMA REALIDADE CADA VEZ MAIS PRÓXIMA, E TALVEZ POR ISSO QUE O MESMO GOVERNO TENTA LUDIBRIAR A TROPA COM PAPINHO DE RETOMAR REESTRUTURAÇÃO, COMO FEZ COM TODOS OS SUBTENETES NO PASSADO, QUANDO NOS REUNIU NO TEMPLO EVANGÉLICO PROMETENDO EDITAR UM DECRETO PARA HABILITAR TODOS NÓS E ISSO NUNCA SAIU DO PAPEL. SEGUNDO FONTES, ESSA MUDANÇA NO PAGAMENTO DA L.E NÃO SERÁ DIVULGADO COM ANTECEDÊNCIA, MAS ATRAVÉS DE UM DECRETO NA CALADA DA NOITE E MUITOS COMPANHEIROS FICARÃO A VER NAVIOS. PORTANTO, AQUELES QUE JÁ POSSUEM SEU TEMPO PARA APOSENTAR O FAÇA LOGO PORQUE AMANHÃ PODE SER TARDE. ESPEREI; ESPEREI E CANSEI, E JUNTO COM MAIS DE 130 COLEGAS DEMOS ENTRADA NA R.R. PARA AQUELES QUE QUEREM VIVER DE ILUSÃO E MENTIRAS, BOA SORTE, VOU APROVEITAR MINHA GRANA QUE LEVAREI, PELO MENOS ISSO LEVO DE BOM.

    ResponderExcluir
  8. o ponto relevante da reestrururação e a independencia de vagas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponto relevante é o que adquirir na ativa se levar para.inatividade,o que adianta comer.carne quando ativo e capim.quanto se.tá na reserva ou reforma.

      Excluir
  9. O governo não é obrigado a pagar licença especial se não tiver recurso em caixa.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.