24 C
pt-BR

Desabafo de Um Coronel

*Por Jorge Damasceno
 Eu havia feito uma promessa de não escrever sobre esse assunto. Mas me perguntam tanto qual minha opinião? Resolvi quebrar a promessa e me manifestar. Então vamos lá. Não fico chocado com a morte de policiais. Pois isso, faz parte do trabalho e da profissão escolhida espontaneamente por nós. 

Eu fico é chocado com a morte de 10 a 15 pessoas todo final de semana em Brasília. Mas somente daqueles que não possuem envolvimento com a criminalidade. Mas sim, aqueles que saem para se divertir e não voltam. Como por exemplo, a morte de cobradores e demais trabalhadores. Isso sim me choca. 

Qual o problema para isto estar acontecendo no DF e quais as soluções possíveis? Em primeiro lugar é preciso entender, o porquê da criminalidade crescer tanto na nossa capital. Fatores como as drogas, falta de emprego e outros são uma das causas.  

Mas o maior problema é que estamos na segunda ou terceira geração de criminosos. Raciocinem Brasília tem 54 anos. Os primeiros criminosos eram de lugares diferentes do país. Eles foram criados juntos e conhecem o local com a palma da mão. Portanto, são mais ousados, e o maior problema: a Policia Militar perdeu completamente, a capacidade de proteção à população. 

Deixamos de ser uma polícia preventiva para ser uma polícia de socorro. Não existem planejamentos de contenção da criminalidade. Os policiais militares estão envelhecidos com mais de 60% do efetivo acima dos 20 anos de serviço.
Operações, tais como a operação aeroporto, mini pontos de bloqueio, anel maior, anel menor não são mais executadas. A polícia deve ser hoje preventiva e repressiva ao mesmo tempo.

Não adianta somente saturar uma área com viaturas, pois, os bandidos irão assaltar na quadra ao lado. Ao contrário de que algumas pessoas falam, o serviço de Policia Militar é amparado em cinco base: inteligência, comunicações, recursos humanos, logística e informática. 
 As autoridades de segurança pública devem com urgência providenciar um choque de gestão no planejamento operacional preventivo da PMDF. Refazer as linhas que dividem as áreas de responsabilidades das UPMS. 

Utilizar o geoprocessamento diariamente para mapear a criminalidade, redistribuir recursos humanos e meios rodantes e acima de tudo chamar a tropa para conversar. Pois nenhuma empresa do mundo seja ela pública ou privada prospera sem que seu público interno esteja satisfeito.

Pronto falei!

*Jorge Damasceno é Coronel da reserva da Polícia Militar do DF (PMDF)

Fonte: Blog Radio Corredor






Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

9 comentários

  1. Halk,pq vc não postou meu comentário????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa ai colega!!!! Estou moderando os comentários.....

      O trem tá feio pro meu lado!!!!

      Excluir
    2. Concordo com vc,mas não postei nada demais,apenas comentei que é muito fácil um coronel dizer que é normal o assassinato de policiais.Quantos coronéis já morreram em combate?não é uma crítica,é um fato verídico.

      Excluir
  2. "Não fico chocado com a morte de policiais. Pois isso, faz parte do trabalho e da profissão escolhida espontaneamente por nós." Pessoal, quando li esse desabafo eu pensei que estava sonhando, ou melhor, tendo um pesadelo. Tive que ler e reler outra vez para ter certeza. Isso traz a a convicção de que nós praças não temos valor algum.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi,quer dizer que Policial,não pode ser Vítima,que não é cidadão de bem,não está inserido, na Constituição,nos preceitos do código Penal.Agora é Fácil falar na RR,Problemas e soluções.
    HALK.gosto muito do seu Blog,mas este Desabafo de um Coronel,não tem nada a ver com a realidade que estamos passando,ainda Bem que é de Um Coronel.

    ResponderExcluir
  4. se os coronéis estivessem na linha de frente para morrer pelo menos uns 15 por ano com certeza este coronel não pensava assim da morte de policiais, este coronel com certeza na ativa ficava em sua sala e quando saia ainda tinha viatura para levar e trazer a sua residencia com uma guarnição de 4 policiais. nobre policiais este e o pensamento da maioria dos coronéis sobre o valor da de policiais.

    ResponderExcluir
  5. já dizia a letra da música do saudoso Renato Russo : "...general de quatro estrelas.......na mão."

    ResponderExcluir
  6. Perdoe-me coronel, mas acredito que o senhor está bem enganado quanto à ação policial. Vejo o tanto que meu esposo trabalha. O quanto faz serviço voluntário por conta do pequeno número de policiais e viaturas nas ruas. Será que o senhor tem ideia de quantos bandidos são presos a cada dia de serviço de um policial? O que precisa mudar são as leis que regem nosso pais, pois canso de ouvir meu esposo relatar que muitas vezes ele prende o mesmo bandido uma dezena de vezes.

    ResponderExcluir
  7. Quer dizer q o Cobrador é um trabalhor, até ae näo discordo, mas o Policial é o que?. Coronel pensando igual aos Petistas, pra eles Policial näo é humano, portanto näo tem direitos, apenas deveres e obrigaçöes com miseros salários.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.