24 C
pt-BR

Diferença entre os órgãos militares, em especial a PMDF, para os demais órgãos:

Nossa, ao ler outros estatutos, percebo que TODOS os órgãos do Brasil evoluíram, menos os órgãos militares.

Em outros órgãos, a hierarquia é em razão da função e só, por isso que existe o chamado "topo da carreira", onde servidores alcançam o nível máximo da CARREIRA, sem prejuízo da hierarquia. Nesses órgãos evoluídos, não importa se lá tem só servidor "top" (equivalente a Coronel ou Subtenente), todos têm suas promoções respeitadas. O pensamento evoluído do final dos anos 90 para cá é que não se admite, EM UM MESMO ÓRGÃO, que um servidor, por exemplo, com 20 anos de serviço, receba menos que outro servidor com o mesmo tempo de serviço.

Nos órgãos militares, em especial na PMDF, há hierarquia em tudo, até na remuneração, porte de arma, etc. Como pode um militar da PMDF com 15 anos de serviço receber menos que outro militar da PMDF com o mesmo tempo de serviço?
Bom, alguns já me disseram que é em virtude da responsabilidade, outros disseram que é em virtude dos Quadros. Daí, eu pergunto:

1) A responsabilidade de quem comanda é mais importante do que a responsabilidade de quem executa?

2) Um Quadro é mais importante que o outro, nos dias atuais?

Isso acontecia na Polícia Federal entre Delegado e Perito e entre Escrivão e Agente . Antes, o Delegado recebia mais que o Perito e o Escrivão, mais que o Agente. Mas com a EVOLUÇÃO da administração pública, decidiram que não tem fundamento lógico para essa hierarquia em razão da remuneração, pois são responsabilidades diferentes e quadros diferentes, como na PMDF, assim, sendo inadimissível um receber mais que o outro. Isso feriu o EGO dos Delegados e dos Escrivães e ego, não fundamenta a diferença gritante da remuneração entre servidores com mesmo tempo de casa.

Outro fator que está acabando nos ÓRGÃOS EVOLUÍDOS é a questão da vaga para a promoção. O entendimento, inclusive jurídico, é que a PROMOÇÃO é um direito do servidor e deve se dá independente de vaga, pois, ao se estipular um número determinado de vaga, ocasiona irreparável estorvo no sistema de promoções do órgão. Não promover o servidor por falta de vaga é uma medida potencialmente lesiva à ordem pública, em sua seara administrativa.

Por tudo isso, acredito que nos dias atuais, a PMDF, um órgão de nível superior, porém, engessado, deve romper com aquele pensamento arcaico do Exército Brasileiro do Pós-Guerra do Paraguai para que evolua.

Somar e Servir
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

17 comentários

  1. Muita falação, alguém tem que trabalhar nesse país e se somos nós, melhor encararmos de forma positiva. Realizar nossas tarefas da melhor forma possível e se for preciso a tarefa de deveria ser dos outros órgão mas que estes não o fazem. Ficar reclamando e protestando de braços cruzados não dá, senão vamos ficar parecendo aqueles péssimos trabalhadores que só sabem reclamar da vida e dizer que o patrão não presta, que o serviço é muito e que o salário é pouco. Todo mundo já teve o desprazer de contratar um pedreiro ou uma domestica assim. E se não fizermos o contrario, assim seremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc. tem toda razão.

      Excluir
    2. Caro colega estou na policia ha 26 anos e o que mais ouvi foi cmt falar vamos mostrar servico e ai seremos reconhecidos, fiz de tudo e nada, sou sim a favor de ezigir um salario digno, chega de mentira e desvalorizacao.

      Excluir
    3. Caro colega estou na policia ha 26 anos e o que mais ouvi foi cmt falar vamos mostrar servico e ai seremos reconhecidos, fiz de tudo e nada, sou sim a favor de ezigir um salario digno, chega de mentira e desvalorizacao.

      Excluir
  2. VOCÊS ACHAM QUE O TENENTE CORONEL QUE MAIS UMA VEZ "HUMILHOU OS PRAÇAS" NA ESPALANADA DOS MINISTÉRIOS NA MANIFESTAÇÃO VAI SER PUNIDO?!! "SÃO TODOS ARBITRÁRIOS" ESTE É UM ATO COSTUMEIRO/CULTURAL NA PMDF.

    VOCÊS OBSERVARAM QUE ESTE CMT GERAL ATÉ AGORA NÃO MUDOU OS CMTs DE ÁREA?

    NA VERDADE MUDOU O RÓTULO MAS O CONTEUDO CONTINUA O MESMO, OU SEJA, OS CMTs DE ÁREAS SÃO OS CMTs QUE O SUCURY SANTANA COLOCOU NO COMANDO!!!!!

    NA VERDADE O GOVERNO ESTÁ NO MAIOR "CAGAÇO' DA PM E BM SE REVOLTAR E SE JUNTAR AOS MANIFESTANTES, E ESTE É O MOMENTO, POIS NÃO ESPERÉM NADA DESTE GOVERNO SEM PRESSÃO!!!!!!

    É AGORA NESTE MOMENTO OU NUNCA MAIS, ESTÁ É A NOSSA SEGUNDA CHANCE, A PRIMEIRA FOI NA MEGA OPERAÇÃO TARTARUGA QUE DEIXAMOS PASSAR E FOMOS MAIS UMA VEZ ENGANADOS POR ESTE GOVERNO AGNELO E PT!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, infelismente temos uns amigos tapados, que preferem se contentarem com aumento do valor do voluntario e esquecer aumento de salario. Nao temos que aceitar o que eles querem, mais sim o que nos queremos.

      ,

      Excluir
  3. estou na reserva remunerada e não tenho vontade nenhuma em lutar pois na reserva voce se isola dos problemas da corporação e triunfa outros horizontes.

    ResponderExcluir
  4. O CÂNCER DA PMDF E BMDF ATRAPALHA O AMADURECIMENTO DESTAS INSTITUIÇÕES...
    O OFICIALATO.
    SD NOVINHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CANCER DA PMDF SÃO OS POLICIAIS NOVINHOS, QUE NÃO QUEREM SABER DE TRABALHAR, ENTRARAM NA PM COMO TRAMPOLIM, E OS QUE NÃO CONSEGUIRAM SAIR PARA OUTROS CONCURSOS, NEM SE APADRINHAR EM GABINETES, SÓ FAZEM RECLAMAR.TEM QUE LAVAR A BOCA ANTES DE FALAR MAL DESTA CORPORAÇÃO, BANDO DE INÚTEIS, ALIENADOS E SEM COMPROMISSO...

      Excluir
  5. Essa é a hora de aproveitar esse famigerado aumento no SVG, e diminuirmos a nossa escravidão, se cada policial tirar pelo menos um voluntário a menos, o governo só tem uma opção que é aumento desse miséria se quiser incentivar os policiais a se voluntariar. Mas é complicado com tantos tarados que tem por aí, conheço policiais empresários se matando nesse atraso de vida chamado SVG.

    ResponderExcluir
  6. Dia 26 passado eu era um dos policiais lotados na linha de frente no congresso nacional e para minha surpresa vi o Sgt Jabá com um banner que ele sempre anda com ele,nariz de palhaço e pasmem entrou no espelho d'agua do congresso.Porra, esse aí que quer me representar dando um exemplo desses?a Pm não é baderneira e não compactua com isso,me decepcionei demais e senti vergonha e olha que não foi só eu que vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara agora (acho que na verdade sempre foi, só tava incubado) é marionete do paty.

      Excluir
    2. Também estava de serviço lá e acho que você deveria olhar a atitude do Sgt Jabá com outros olhos, a faixa que estava no espelho d'agua é a mesma que está no topo desta página....e a mensagem está bem clara, "manifestar sem violência", uma mensagem destas vindo da polícia tem um impacto muito grande, pense também que ele se colocou entre os manifestantes e os policiais, atitude que de certa forma diminuiria as chances de qualquer confronto, além de demontrar a insatisfação da PMDF com o governo.....talvez vc não goste da pessoa mas a atitude dele foi digna de elogios.

      Excluir
  7. Se houver prévias votarei no PM que elas apontarem, mas se vocês não superarem suas diferenças e não as realizarem, votarei provavelmente num paisano (meu plano B é o Wellington da civil).

    ResponderExcluir
  8. Se houver prévias votarei no PM que elas apontarem, mas se vocês não superarem suas diferenças e não as realizarem, votarei provavelmente num paisano (meu plano B é o Wellington da civil).

    ResponderExcluir
  9. O que um colega postou aqui que tem pm empresário tirando o famigerado e escravista SVG, e verdade quando eu era lá do 4BPM e conheci um colega que e dono da metade das bancas da feira do guará, tem banca na feira dos importados, vários apartamentos e casa no vicente pires, e o camarada trabalha 12x60 e tira SVG o quanto possível dentro do mês chega atirar até 8, meu amigo vai viver viajar ver teus filhos crescerem, viva a vida que ela e curta e cemitério não tem banco não, esquece esta pm, ou será que você não gosta da vida? vc vai e a pmdf fica. ass; cb serra.

    ResponderExcluir
  10. Diferença entre os órgãos militares, em especial a PMDF, para os demais órgãos:
    Já li muita asneira escrita neste blog, mas esta superou as espectativas.Quer dizer que só no militarismo e só na PMDF existe diferença salarial e hierarquia? Quer dizer que um caixa de supermercado com 20 anos der serviço ganha o mesmo que o gerente, com o mesmo tempo na empresa? Quer dizer que um acessorista de órgão público ganha a mesma coisa que um gestor, por terem o mesmo tempo de serviço? Posso concluir então, que na casa deste retardado, ou ele manda a empregada embora todo ano e contrata outra, ou então ele pega o salário dele e repassa integralmente a ela, pois ela trabalha lá a tanto tempo quanto le ou sua esposa.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.