24 C
pt-BR

3 Tipos de Policial

Desde o início da minha jornada na papa-mike pude notar que havia e há 3 tipos de políciais na corporação.

Que tipo de Polícial é você e o que faz pra tentar mudar o quadro?

PROFISSIONAL “A” – Ama sua corporação, é incansável, o primeiro a chegar e último a sair, não admite atrasos ou corpo mole por parte dos outros companheiros, a polícia está em primeiro lugar, e se preciso for a família fica em segundo plano, seu lema : “Minha vida é trabalho”. Considerado durão, não dá moleza para os bandidos, mesmo de folga está sempre farejando algo, irredutível se considera perfeccionista não costuma aliviar nem mesmo os companheiros quando estes cometem erros, no batalhão é um ícone da operacionalidade, está sempre colecionando flagrantes, pois sonha em bater o recorde de ocorrências, "muito respeitado" por seu comandante, por outro lado não é muito bem visto por uma boa parte da tropa, devido a sua grande vibração e por não demonstrar o mesmo empenho e vigor no que tange a mudanças, especialmente no sistema militar, no qual parece bem adaptado/conformado. Não participa das reivindicações salariais mas tem boas relações com o Profissional “B”, Geralmente é usado pelo comando para tapear a população e dizer que tudo vai bem.

PROFISSIONAL “B” – Ser acha  pouco valorizado, por isso mesmo crê que o melhor a fazer é apenas o básico necessário pois em sua opinião não tem o apoio necessário por parte do alto escalão, não se considera omisso, seu lema é : “Se aparece a gente resolve, mas não vou ficar procurando encrenca pra cabeça”, Sua família está sempre em primeiro plano, pois acha que quando se está bem em casa o resto vem como conseqüência, engajado politicamente procura sempre conscientizar o restante da tropa, sonha com mais valorização por parte da corporação e acredita que isso seria um grande incentivo para trabalhar melhor e consequentemente servir melhor a população. Bem-quisto na tropa as vezes é conhecido como “maciota” tem boas relação com o profissional “A” a quem respeita e admira mas pensa que este deveria ser mais moderado em suas ações, lutar também por mudanças na estrutura militar e ser mais engajado nas reivindicações salariais.

PROFISSIONAL “C” – Acha que não há esperança pra essa polícia. Odeia os ditames e regulamentos militares. Não quer nem ouvir falar de vibração ou moderação, quer mudanças, é engajado, mas as vezes não faz qualquer esforço. Sempre faz questão de dizer: Bobo é quem fica por aí vibrando, se precisar aliviar, alivia, vive resolvendo os velhos “QRUs”, aos mais chegados revela : “Nessa polícia eu não esquento a cabeça com porra nenhuma! O importante é não perder a fila no BRB”, Outros lemas muito usado por esse Profissional é : “A sociedade que se foda !” “O Governo finge que me paga e eu finjo que trabalho!” Tem boas relações com os que pensam da mesma maneira, em contrapartida é odiado pelos Profissionais “A” tolerado pelos “B”. É hoje de longe o perfil mais crescente dentro da corporação.

Texto do ORKUT com adaptações do HALK


Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

26 comentários

  1. Sou do tipo "b", acho que é o tipo certo e assim deveríamos ser.

    Parabéns pela matéria, apenas corrija alguns pequenos erros de digitação.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Tem-se ventilado que amanhã haverá formatura em vários quartéis no horário da nossa reunião geral, ou mesmo escalas de reciclagens e cursos afins. Pergunto: por acaso na família de todos só o titular participa dessas manifestações? Ora, se for assim, então pra que mesmo estamos lutando? Se os nossos familiares são as principais pessoas pelas quais estamos lutamos, para poder lhes proporcionar uma melhor condição de vida, não nos apoiar nesses momentos,então qual a razão para isso tudo? Como diz o nobre Eliomar, a luta será em vão então. Reconhecemos as dificuldade de muitos, pois o horário poderia lhes impedir de estar presentes devido a "n" fatores, como por exemplo estar trabalhando, mas outros que não têm essas mesmas dificuldades poderiam se desdobrar para compensar a falta de alguns. As estratégias fazem parte de qualquer batalha e os riscos devem ser sempre avaliados e minimizados. Portanto, se você acha que não poderá comparecer amanhã na Reunião Geral a partir das 09h da manhã, se adiante e tente diminuir a sua falta com outras pessoas lhe substituindo ou representando. O direito de se manifestar é um dos direitos fundamentais esculpidos na Constituição Federal. Não se esqueça que você também é cidadão e tem esse direito, embora, tentam nos incutir que não. O seu comparecimento naquela praça do Buriti, se torna imprescindível, pois somente com um presença efetiva das categorias poderemos mostrar aos nossos governantes que não estamos satisfeitos com a política que ora impera. Não é crime cobrar o que nos foi prometido. Parafraseando um comentário de um promotor de um certo estado, onde o mesmo disse que devemos nos preocupar não com aquele policial que está cobrando melhorias, mas sim com aqueles que estão calados e passivos, pois se o salário não está condizente com as despesas e, mesmo assim, estiver satisfeito, é sinal que algo de errado possa estar acontecendo. Então, espero que reflitam com essas palavras e que possamos todos nos ajudar e prol de uma causa comum. Só a união faz a força, não só o açúcar. Um abraço a todos.

    1º SGT INDIGNADO
    NMU

    ResponderExcluir
  3. Todas essas fases passamos na GLORIOSA,hoje vejo que a grande maioria se identifica com o profissional ''C'',pelo descrédito dos últimos anos e acontecimentos...Tantos vibradores que estão aprendendo que não compensa tanto esforço,aquele "plus" a mais tem se tornado cada vez mais difícil...Eu com 15 anos de caserna me vejo motivado... motivado a sair .Resolvi transformar meu desânimo em motivação,após alguns anos longe dos livros e uma grande acomodação,verifico que ainda posso melhorar;infelizmente esta melhoria passa por uma mudança de ''empresa";pois a nossa vai à passos largos em direção a falência.

    ResponderExcluir
  4. Eu me enquadro no tipo B.
    Admiro de verdade os amigos das tropas especiais, EM UMA VIDA PASSADA...quando ainda era recruta, eu bem que queria ser um deles, mas as circunstâncias e o tratamento dispensado aos praças no antigo 3º BPM, nos tratando, quando bem, como lixos, me fez rever meus conceitos.

    A ÚNICA COISA QUE DISCORDO DOS AMIGOS TIPO A

    é o fato de se anularem, colocarem a corporação em primeiro lugar. Se anulam em favor da farda que vestem e

    SÓ QUEM LUCRA COM ISSO É O COMANDO.

    Incluindo em comando o governador e seus partidários. Acho que quem coloca a farda em 1º lugar deveria tomar uma cipoada. Por abandono de incapaz, abandonar os filhos ou os pais idosos, sendo enquadrado no ECA ou estatuto do idoso. Além disso tem no código de ética que o policial deve colocar a família em primeiro lugar. Ou estou errado???

    ResponderExcluir
  5. SindPM/DF . - 09:06
    A maior prova da tamanha má vontade da administração da PM em beneficiar as Praças da PM é esse Choaem.

    Enquanto no CBMDF a as vagas já travaram a muito tempo, pois lá eles não ficaram chocando e prejudicando os mais antigos (de quebra os mais modernos).

    Por essas e outras TODO O EFETIVO DO CBMDF JÁ FOI PROMOVIDO, SENDO QUE A MÉDIA SÃO 02 PROMOÇÕES. Enquanto isso na PM, instituição arcaica, os Soldados que possuem 10 anos não receberam nem a mísera promoção de CABO.

    Se demorar um pouquinho mais, os Soldados do CBMDF que ingressaram ano passado (2012) , vão sair Cabo primeiro que os Soldados da PMDF que ingressaram em 2003.

    Ainda dizem que o CBMDF é mais militar que a PMDF.

    Quem não queria ser mais militar e ser mais beneficiado?

    Obs: Praticamente todos as Praças que ingressaram no CBMDF em 2000 já são 3º SGT, enquanto isso a PMDF tem Cabo com 18 anos de Polícia.

    Vergonha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário!!!

      Parabéns SindPM!!!

      Excluir
    2. 18 anos de cabo não e sim 19 anos de cabo. Vergonha.

      Excluir
  6. SE ESSA POLITICA DO CMT GERAL CONTINUAR, VAMOS TE LOGO-LOGO OS TIPOS DE A A Z DE POLICIAS, CADA UM CUIDA DO QUE É MAIS IMPORTANTE NA SUA VIDA. PRA MIM É MINHA FAMILIA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Se houver demora na liberação dos comentários não fiquem chateados colegas!!

    A escala tá apertada!!! E só eu que administro o Blog.

    Podem comentar a vontade.

    Peço também aos colegas que cliquem nos anúncios do Blog. Não precisa comprar nada basta clicar e ajudar.

    HALK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Halk, a vida de PM é dura, é serviço ordinário, é extraordinário, é voluntário, é instrução do POP,é bico...... Ainda bem que estou indo pra RR, mais vou deixa a TARTARUGA pra você cuidar bem dela.

      Excluir
  8. E os que só querem saber de aposentar! Esses profissionais deviam dar é direito a brevê, são cursos internos ministrados ao longo da carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Cabo como foi a Reunião do NMU/ASPRA. Ou você foi trabalhar?

      Excluir
  9. Eu nunca fui do tipo A, sempre fui do tipo B e hoje estou tentado a migrar para o tipo C, mas não vou fazer isso pois também sou comunidade e a nossas famílias merecem segurança, e se todos migrarem para o tipo C os vagabundos vão começar a não respeitar o policial e ai estaremos numa situação pior do que a atual.

    ResponderExcluir
  10. amigos estou no B rsrrsrss

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe informar o motivo pelo qual o site da aspra está fora do ar. Será que o GDF conseguiu calar mais uma voz dos praças da PMDF e CBMDF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou uma mescla do "B" com "C", a prioridade na minha vida é meu social familiar, nada de amizade em quartéis para evitar rabo preso, não vacilo em buteco e não vejo evolução na caserna pois agrada somente a cúpula, já são 20 anos assim e só mais alguns, continuarei até o dia o meu último dia de maraca. #nãovouaofórum.

      Excluir
  12. É sem dúvida sou "charle", na verdade esse governo e esse comando me moldaram o tipo C. Totalmente desmotivado com tudo!!

    ResponderExcluir
  13. C COM CERTEZA, ESSE DESGOVERNO NÃO MERECE UMA SEGURANÇA PÚBLICA DE VERDADE, VAMOS JUNTO COM A OPOSIÇÃO BANIR ESSE PT MALDITO.

    ResponderExcluir
  14. Quem foi na reunião com o 01 viu e ouviu o quanto ele odeia os praças. O mesmo disse: Só vou mandar os 68 para o QOPMA por causa dos políticos e pela lei. E completou se fosse por mim não iria nenhum.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou " Profissional Praça" tipo " Profissional oficial"....Passei a copiar o jeito profissional policial de ser dos oficiais: com raríssimas,mas raríssimas exceções mesmo,Oficial não prende bandido,oficial não patrulha..mesmo estando dentro de uma VTR,oficial não está preocupado com criminalidade ou aquele vagabundo que toca o terror na área,oficial não perde seu tempo,correndo atrás de ocorrências na folga,oficial não toma partido ou dor de vítima,oficial se depara com alguma ocorrência, já tentando se livrar dassa,oficial não arruma QRU para consertar viatura,oficial só está preocupado com suas promoções..mesmo sendo policial combatente...e é justamente isso que passou a ser minha grande preocupação.


    Praça,só fazendo o que os oficias fazem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta aí uma sugestão de tipo de policial, estou me comparando a esse tipo, esse comentário está voltado com a realidade dos 95% dos PapasMikes, "TIREI O CHAPÉU"

      3° Sgt Desmotivado nas Ruas de Samambaia.

      Excluir
  16. Pelo amor de deus, não deixem que estas palavras se percam ao vento.

    Crie uma emenda voltando a lei de antes da 10.486/02 para o posto/graduação imediato, para quem for reformado.

    Eu coloco isto em todos os blogs, e não vejo nenhuma mobilização neste sentido. PORQUE O DESPREZO?

    ResponderExcluir
  17. Hoje, 05/03, pela manhã, por volta das 07:00 h, recebi um telefonema de um vizinho afirmando que tinha um automóvel branco em frente à minha residência tirando algumas fotografias! Olhei pela janela e pude perceber a presença do "cidadão" fazendo as imagens e não consegui visualizar o veículo usado para tal fim.

    Voltei para a minha cama e novamente, recebi outro telefonema de um amigo que possui um comércio no conjunto O da QNN 19! O mesmo afirmara que tinha um carro branco, parecendo um Meriva ou Idea, também, retirando fotografias da casa de minha mãe!

    Se, por ventura, alguém quiser saber alguma informação referente à minha residência e a de minha genitora, é só ligar-me ou procurar-me pessoalmente nos retromencionados lugares e ou no meu local de trabalho, 8º Grupamento de Bombeiro Militar-Ceilândia.

    A casa onde resido é de minha propriedade e o automóvel que possivelmente encontra-se nas imagens feitas também! Uma S-10 cabine dupla 2011, de cor branca.

    Desde 1971, quando foi fundada a cidade de Ceilândia, minha mãe, a senhora Aidê, mora no mesmo endereço! Os veículos que possivelmente encontram-se nas fotografias, são:

    _ 01 Voyage preto, de meu primo, que mora próximo e em sua casa não possui garagem;

    _ 01 F-250 vermelha, ano 2000, de propriedade de meu irmão;

    _ 01 L 200 branca, ano 2012, também de propriedade de meu irmão;

    _ e 01 Celta preto, de propriedade da namorada de meu irmão, que pernoitou por lá pelo fato de ter estado na oficina durante o dia.

    O estacionamento do SESC, que fica em frente à casa de minha mãe, tornou-se um festival de carros que diuturnamente verificam o entra e sai do retrocitado lugar!

    Estão proporcionando segurança a mim e a meus familiares?

    Estão querendo cercear o meu direito de ir e vir, juntamente com o de meus familiares?

    A quantidade de relatórios e extratos desconexos e sem informações precisas que devem ser gerados acabam por colocar o serviço desempenhado em xeque!

    Quem quiser saber o que fazemos, pergunte-nos!

    Posso, a qualquer momento, postar as placas e a origem dos veículos!

    Sem motivos para temer qualquer ação, um forte abraço a todos.


    (Devem seus devedores, pois o mesmo é um grande agiota)

    ResponderExcluir
  18. *C* E DOS RUIM, SÓ CUMPRINDO O HORÁRIO MESMO ATE 2015, QUANDO ESSA CORJA DO PT VÃO PARA O INFERNO.

    ResponderExcluir
  19. Sou do tipo DELTA:
    - 10% engajado na polícia militar;
    - 90% engajado nos estudos para sair.

    O salário inicial de um PC equivale ao salário final de um praça ST. Ambos aposentam aos 30 anos de serviço com proventos integrais.
    Tenho 11 anos de serviço = cabo novinho
    Um agente com 13 anos = agente especial

    É apenas um exemplo, pois tenho outras aspirações. Mas, sinceramente, pretendo seguir o "conselho" do delegado e PEDIR PARA SAIR (assim que tiver algo melhor garantido, é claro).

    O último apague a luz.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.