24 C
pt-BR

PMs e Bombeiros fazem carreata para a retomada das negociações com o GDF

Publicação: 06/06/2012 12:24 Atualização: 06/06/2012 12:40 CorreioWeb


Policiais militares e bombeiros manifestam na manhã de quarta-feira (6/6) reivindicando o retorno das conversas com o Governo do Distrito Federal (GDF) para as melhorias nas condições de trabalho. Os trabalhadores fazem uma carreata de cerca 250 pessoas, segundo a Polícia Militar, com PMs e o Corpo de Bombeiros. Eles saíram do Estádio Nacional de Brasília, em direção a Câmara Legislativa, e continuam o protesto neste momento com um carro.
Os militares querem que o governo retome as negociações com a categoria para reestruturação da carreira e antecipação das parcelas na gratificação do risco de vida. Os manifestantes reclamam que o GDF chegou a marcar duas reuniões com o Ministério do Planejamento para discutir a pauta de reivindicações, mas ambas foram desmarcadas.

No entanto, foi marcada uma reunião para a próxima segunda-feira (11/6) entre governo e Ministério do Planejamento. Também haverá uma assembleia logo depois da reunião para a retomada da Operação Legalidade caso não seja entregue um proposta concreta, informa o vice-presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros, Sargento Manuel Sansão. A Legalidade é uma nova versão da Operação Tartaruga, que atende aos chamados da população com lentidão.

Greve

No dia 15 de fevereiro deste ano, praças (policiais de patentes mais baixas) da PMDF e do Corpo de Bombeiros do DF (CBDF) aprovaram o início de uma operação padrão (tartaruga) e de estado de greve. Os militares cobravam, entre outros pontos, reestruturação da carreira e equiparação salarial com a Polícia Civil. O principal sentido da operação tartaruga é atrasar os serviços de segurança pública. As principais medidas anunciadas são cobrar a presença de uma viatura da Polícia Civil no local do crime de cada ocorrência atendida e fazer com que os carros da PM só se desloquem conforme a velocidade permitida na via (independente da gravidade da ocorrência). Além disso, todas as autuações de trânsito que eram feitas pelos militares ficaram suspensas.

Colaborou Luiz Calcagno
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

33 comentários

  1. meu deus. Tem hora q da ate vergonha de ser Pm. Eu chego no show do lulu santos e escuto um dos seguranças falar do nada "PM so com ingresso na mao" . Que porra e essa, sem noçao demais. Ate segurança de show ta tirando onda com o policia agora. Quero ver na hora q tocar o terror ali p quem eles vao pedir ajuda. Com certeza nao sera pra civil e nem pra federal. A PmDf infelizmente é a policia mai sem moral do pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO ENTENDI. DEVERIA SER DIFERENTE???
      ESSA MANIA DE "QRU" É QUE MATA DE VERGONHA.
      PRA QUE AUMENTO SE QUER TUDO DE GRAÇA, NA BASE DO "QRU"???

      Excluir
    2. PQP. A vergonha q dá é de ter um idiota como vc na PM, isso sim. Quem foi que te disse q temos que entrar sem ingresso nos eventos? Deixa de ser prepotente a ponto de achar q pm é super homem e q não precisa de mais ninguem. Nem PC nem PF nem PM nem BM, ninguem tem q entrar de graça nos shows.

      Excluir
    3. E daí?
      O cara só quis fazer a operação tartaruga dele se antecipando, pra não ter que ficar ouvindo choradeira de colega querendo entrar na base do 0800 e ainda querer colocar pra dentro alguma QRU pra curtir o show junto. Quando deixa um entrar, outros também querem.
      Se o bicho pegar lá dentro do espetáculo, deixa pegar fogo!

      Excluir
  2. O LULU E UMA LULUZINHA. ENTÃO DEIXA PRA LA, NÃO TEM COMO LEVÁ-LO A SÉRIO. BICHONA!

    CB 24.000.000

    ResponderExcluir
  3. TARTARUGAS, A PM ESTÁ FALIDA NÃO TEM MAIS JEITO, PODE FAZER O QUE QUISER QUE NÃO TEM MELHORA. OS POLICIAIS ESTÃO SÓ CUMPRINDO HORÁRIOS MESMOS, NÃO TEMOS MAIS MOTIVAÇÃO, ALGUNS AINDA TEM SANGUE PARA FAZER ALGO. NINGUEM VALORIZA COMO QUE TEM MOTIVAÇÃO PARA TRABALHAR, POIS DENTRO DA PM JÁ É DIVIDIDA OFICIAIS E PRAÇAS. UM MATANDO O OUTRO.

    DIA 11/06/2012 TODOS LÁ NA ASSEMBLÉIA

    ResponderExcluir
  4. SE QUISER SEGURANÇA DA PM TEM QUE VALORIZAR.

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo das 02:10, chega desse negócio de ficar mendigando entrada em eventos, pô isso é ultrajante, promotor de evento não tem obrigação nenhuma de liberar pra PM, PC ou PF, a diferença é que pra PC e PF ele não consegue barrar por que não dá pra arrochar muito se o policial está de serviço ou não, o que com PM é mais fácil, não ache que é por que eles acham os PC's e PF's mais bonitinhos. Já vi muito policial criando quizumba em eventos, em situações vexatórias, dando trabalho pros colegas em serviço, por achar que tem acesso livre a qquer lugar. Atitudes como essas só depreciam a classe, vamos nos valorizar, ficar forçando a entrada em shows é FEIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou PF e te afirmo q nem para nós existe esse negocio de entrar de graça. Aos promotores de plantão, na dúvida, peça a mandado. Chega desse negócio de favorecimento por cargo.

      Excluir
  6. VAMOS TARTARUGANDO SEMPRE. 11/06 TODOS NA ASSEMBLÉIA NO MPOG. DEOIS RECLAMAM QUE GANHAM POUCO.

    ResponderExcluir
  7. o problema foi q eu estava no local e vi um dos seguranças falar isso do nada, cmo se estivesse em uma feira gritando. Minha indgnaçao foi essa A impressao q deu foi q ele estava achando o maximo falar q PM so entraria se esftivesse com o ingresso na mao. Nunca havia visto isso. Nao estava forçando a barra, estava na fila normalmente p entrar e tive q presenciar uma situaçao dessas. So usei o blog p expressar minha revolta.

    ResponderExcluir
  8. VAMOS APROVEITAR ESSE FERIADÃO PARA UM ENSAIO DA VOLTA DA NOSSA TARTARUGA.QUEM SABE SE NÃO SOMOS NOTICIA NA SEGUNDA? EU CONTINUO NA MINHA TARTARUGANDO NA ALTA, SE A OCORRÊNCIA NÃO CAIR NO COLO EU SINCERAMENTE NÃO CORRO ATRÁS DA DOIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRMÃO EU JÁ ESTOU NESSA A UM BOM TEMPO.

      Excluir
  9. PASSEATA DE PM E BM MILITARES REPERCUTE!
    01 FALOU QUE VAI PRENDER!
    Quinta-feira, Junho 07, 2012 Policial militar
    Em passeata, 250 militares cobraram melhorias. GDF garante que está negociando e não aceitará movimento

    Após uma trégua de 55 dias, associações de praças da Polícia Militar ameaçam voltar com a Operação Tartaruga no próximo dia 11, data em que se reunirão com o governo local e o Ministério do Planejamento. Eles pedem isonomia salarial com as outras carreiras da segurança pública, como o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e a Polícia Civil. Chamada de Operação-padrão, a lentidão no trabalho de policiais nas ruas durou 58 dias, no começo deste ano, e contribuiu para aumentar os índices de criminalidade. Para se ter ideia, apenas em março, ocorreram 88 homicídios (leia Memória), ou quase três a cada dia. O comandante-geral da PM, coronel Suamy Santana, avisa que os responsáveis por qualquer tentativa de paralisação do atendimento poderão responder criminalmente pelo ato.

    Na manhã de ontem, 250 praças fizeram uma passeata no Eixo Monumental. Mesmo com reunião marcada para discutir as questões trabalhistas, eles reclamavam que o GDF cancelou dois encontros. O grupo que organizou o protesto faz parte do Movimento Unificado, que reúne as associações de praças das duas corporações. Segundo uma das lideranças, o sargento reformado Manoel Sansão Alves Barbosa, se o governo não apresentar uma proposta satisfatória no próximo dia 11, a categoria “poderá reduzir novamente o ritmo de trabalho nas ruas”, como ocorreu entre 14 de fevereiro e 12 de abril.
    O comandante-geral da PM desclassificou o que chamou de “tentativa de carreata”.
    Por outro lado, garantiu que a cúpula das duas corporações e o GDF levam a sério as reivindicações dos praças. Segundo Suamy, algumas lideranças buscam desestabilizar o diálogo entre o governo e a categoria. “O comando-geral reconhece os pleitos e busca melhorias, mas não vai aceitar nenhum tipo de pressão nesse sentido. Não haverá Operação Tartaruga. A polícia está nas ruas. Alguns praças ficaram irritados porque tivemos que esperar a agenda do Ministério do Planejamento. Mas, quando assumi, recebi todas as associações. E nessas reuniões, ficou claro que esse tipo de atitude só desgasta a corporação”, disse.

    Tolerância zero

    Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação do GDF disse que o governo “valoriza a corporação e investe em logística e recursos humanos”. E deixa claro que “não aceitará nenhum movimento que prejudique ou ponha em risco a segurança da população de Brasília”. O texto diz ainda que a Secretaria de Administração mantém o diálogo com os praças. Como o dinheiro dos salários dos militares vem do Fundo Constitucional, é preciso que o Ministério do Planejamento aprove qualquer mudança.

    Marcha lenta
    Com o movimento, os PMs evitavam atender chamados corriqueiros, não trafegavam com viaturas acima da velocidade das ruas e diminuíam o policiamento ostensivo. Na ocasião, associações de praças do Corpo de Bombeiros decretaram apoio ao movimento.

    ResponderExcluir
  10. Memória
    Crime de repercussão
    Entre os assassinatos registrados durante a Operação Tartaruga da PM e dos bombeiros do Distrito Federal, e que tiveram grande repercussão, está o do analista do Banco Central Saulo Batista Jansen, 31 anos. Ele foi morto a tiro na frente da esposa, da filhinha e de amigos, por volta das 20h de 6 de abril, durante um assalto a clientes de uma lanchonete da 413 Norte. Tiago Pereira Andrade, 21, acusado pelo latrocínio (roubo seguido de morte), foi preso logo depois, no Paranoá. Após o crime, o suspeito ainda teria jogado bola com conhecidos. Agentes encontraram os objetos roubados por ele no telhado de uma casa próxima à que o criminoso estava. Ele escondeu a motocicleta, usada no crime, na sala da residência, na tentativa de não levantar suspeitas. Saulo, a vítima, chegou a ser socorrido e levado ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) em estado grave, mas morreu na sala de cirurgia. O servidor foi sepultado no domingo seguinte ao assassinato, no Recife.
    fonte: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/cidades/2012/06/07/interna_cidades,40468/militares-fazem-novas-ameacas.shtml

    ResponderExcluir
  11. É BEM FEITO PARA ESSES PM PIDÕES DE INGRESSOS, QUENTINHAS ETC.
    UM POLICIAL QUE GANHA 4000,00 REAIS AGINDO ASSIM SE SUJEITA A SITUAÇÕES CONSTRANGEDORAS PORQUE NÃO TEM VERGONHA NA CARA. O PIOR É QUE AINDA ENVERGONHA A CLASSE PM.
    ESTÁ AÍ, O PM EM QUESTÃO ACABOU SENDO UM EXEMPLO DE INJUSTIÇA. ALÉM DE PREJUÍZO MORAL À CLASSE.

    ResponderExcluir
  12. Estamos em uma fase crucial de nossa mobilização, não é hora lamúrias e mágoas. Aos companheiros eu digo: essa luta não é apenas da meia dúzia de representantes que temos no M.U, ela é de todos nós, lembrem-se: CADA HOMEM UMA LIDERANÇA. Não podemos deixar tudo se perder depois de todos esses avanços que demos. Mesmo decepcionado com algumas decisões tomadas nas ultimas assembleias, engoli o orgulho e estive na carreata, confesso que até desacreditado, e o que percebi foi que deixamos de acreditar em nós justamente quando a própria imprensa passou a acreditar, tanto que até fez presença lá, e mesmo com apenas 250 homens e mulheres valentes, houve repercussão muito favorável, coisa que em outros tempos não aconteceria. Digo mais, o GDF, e o 01 da PMDF estão assustados, e usando os únicos argumentos que possuem: as ameaças. Isso prova que ainda estamos fortes. SE QUISERMOS AVOLTA DA OPERÃO PADRÃO DIANTE DE OUTRA POSSÍVEL ENRROLAÇÃO, TEMOS TER NÚMERO O SUFICIENTE PARA DELIBERAR ISSO. Dia 11 todos nós devemos estar lá no MPOG, para mostrarmos que o movimento ainda está vivo.

    SGT. ESPERANÇOSO, ATÉ O FIM

    ResponderExcluir
  13. GENTE NÃO VAMOS SAIR DO FOCO, NOSSO OBJETIVO É O AUMENTO, DEIXAM ELES AMEAÇAR QUANTO MAIS AMEAÇA MAS NÓS FICAMOS NO BÁSICO ATÉ 2014 SEMPRE TARTARUGANDO. DIA 11/06/2012 NO MPOG.

    ResponderExcluir
  14. ATENÇÃO POLICIAIS PRAÇAS, VCS SÃO AMEAÇADOS DENTRO DA PRÓPRIA PM, IMAGINEM FORA PELOS BANDIDOS. CHEGA ESTAMOS NO SÉC. 21. A LUTA APENAS COMEÇOU CADA PM É UMA LIDERANÇA. DIA 11/06 NO MPOG, TODOS LÁ.

    ResponderExcluir
  15. NÃO SEI PORQUE ESTÃO ESTRANHANDO ESSA POSIÇÃO DO SENHOR SUAMY SANTANA; QUEM O CONHECE SABE MUITO BEM QUEM É A PEÇA RARA. AMEAÇAS FORAM EFICAZES OUTRORA SR COMANDANTE; AGORA ALGUMAS COISINHAS MUDARAM E SUAS AMEAÇAS NADA MAIS SÃO DO QUE INCENTIVOS PARA AS TROPAS. SÓ UMA PERGUNTINHA: O SENHOR ACHA QUE É ETERNO? AMIGO, VOCÊ VAI EMBORA E A POLÍCIA FICARÁ E AMANHÃ SERÁ SÓ MAIS UM OFICIAL DA RESERVA, AÍ CUMPADI, TU VAI SENTIR NA PELE O QUE É TER SIDO UM FDP NA ATIVA. ESPEEERAAAA!!!!!!
    MAJ REFORMADO

    ResponderExcluir
  16. SE SOMOS AMEAÇADOS PELO CMT, O QUE VOU FALAR PARA MEU FILHO. FILHO ESTOU SENDO AMEAÇADO, PAPAI PORQUEM O BANDIDO QUER TE PEGAR? NÃO FILHO É O CMT DA PM, PAI O CMT É FILHO, OLHA PAI SE O SENHOR ESTÁ SENDO AMEAÇADO PELO CMT DA PM IMAGINEM NA RUA PELO BANDIDO.


    VAMOS MOSTRAR NA RUA NOSSA INSASTIFAÇÃO COMPANHEIROS

    ResponderExcluir
  17. GENTE VAMOS FALAR PARA OS COLEGAS QUE NÃO PAROU DE PEGAR OCORRÊNCIAS.

    GTOP´S, BOPE ,,ROTAN, CPRV, BTRAN, POR FAVOR VCS TEM NOS AJUDAR NESSA CAMINHADA. PENSEM ,...PENSEM SE VALE APENA.

    ResponderExcluir
  18. a gente tem que parar de temer a esses homens, afinal somos homens tambem

    ResponderExcluir
  19. o sr. comandante acha que pq tem uma excelente gratificação, nao vai perde-la um dia, se fosse policial de verdade, lutaria pelos policiais e nao pelo governo

    ResponderExcluir
  20. ATENÇÃO...ATENÇÃO CMT GERAL VOLTAR AMEAÇAR OS PRAÇAS NA IMPRENSA. CORREIO BRASILIENSE 07/06 , PAGINA 23. SENHORES POLICIAIS PRAÇAS E OFICIAIS QUE ESTÃO NA LUTA POR VALORIZAÇÃO, CONSULTANDO UM AMIGO ADVOGADO, ELE DISSE QUE CABERIA UMA REPRESENTAÇÃO, POIS ISSO É INTIMIDAÇÃO E PERSEGUIÇÃO NO TRABALHO, ISSO VALE PARA QUER UM FUNCIONARIO PÚBLICO OU NÃO.

    SENHORES POR FAVOR VAMOS NOS UNIR MAIS E CADA UM É UM LIDER. A OT ESTÁ 100% AGORA.

    ResponderExcluir
  21. 08/06
    PM diz que cerca de 400 carros estão parados por falta de manutenção
    08:36:03
    Em Samambaia, veículos com 3 anos de uso estão inutilizados há 8 meses.
    Comandante-geral da PMDF promete solução dentro de 60 dias

    Cerca de 400 veículos da Polícia Militar do Distrito Federal estão parados dentro do pátio dos batalhões por falta de manutenção, de acordo com informações da própria corporação. No Batalhão da Polícia Rodoviária de Samambaia, dezenas de motos com três anos de uso estão inutilizadas há oito meses.

    O comandante-geral da PMDF, coronel Suamy Santana, afirmou que desde que assumiu o cargo, há 2 meses, tem tentado agilizar as licitações para a manutenção dos carros e motos que estão sem rodar. Santana alega que o processo é demorado. ...

    “Vamos buscar uma solução no prazo de 60 dias, no máximo, para que não haja problema maior futuro. Caso a licitação demore mais tempo do que o previsto, nós entraremos com pedido no Ministério Público para uma constratação emergencial”, declarou Santana.

    O coronel Santana disse ainda que a falta desses carros nas ruas não está comprometendo a segurança da população. Segundo o comandante-geral, os veículos foram comprados não para reforçar o policiamento, mas para fazer um rodízio na frota.

    De acordo com a PM, as viaturas paradas não podem rodar sem antes passar por uma revisão. A corporação informou que em caso de acidente, por exemplo, elas perderiam a garantia das montadoras e o governo teria que arcar com o conserto.

    Samambaia
    Enquanto a licitação não sai, moradores de Samambaia reclamam da falta de policiamento. A equipe do DFTV esteve na cidade na manhã desta quinta-feira (7) e não viu nenhum carro da polícia fazendo ronda.

    O comerciante Afrânio Rocha, que já teve a loja arrombada, conta que os policiais têm dificuldade para atender as ocorrências. “A resposta do comando sempre é que há baixa quantidade de viaturas. A polícia realmente não está existindo na cidade”, disse Rocha.

    De acordo com a Polícia Civil, nos primeiros três meses deste ano o número de roubo a comércio em Samambaia aumentou 32% em comparação com o mesmo período do ano passado.

    Fonte: G1 - 08/06/2012

    ResponderExcluir
  22. em planaltina só tem vtr baixadas, as poucas que estão rodando são as variant lixo (parati) ate o gtop esta sem vtr, muito bom, a operação tartaruga esta sendo feita p pro pio comando, sem vtr a tartaruga fica mais forte, kkkkkkkkkkk vamos nos unir mais no dia 11/06, estava vendo o video no you tube http://www.youtube.com/watch?v=2NdFuI-IiUg&feature=share (PM´s e Bombeiros do DF vão a CLDF e cassa Patricio e Ayltom Gomes) e vi a força que temos quando andamos juntos. cada um chame mais dois colegas no mínimo e vamos fazer a diferença, ja convenci quatro colegas a irem comigo no meu carro de 0800, força galera.

    ResponderExcluir
  23. O show do Lulu não é problema...o problema é aparecer somente 250 guerreiros em uma carreata que busca melhorias salariais....Enquanto isso,os PARASITAS só reclamam.....reclaman....

    Praça com vergpnha do tanto de parasita que permeia a PMDF,entre Praças e Oficiais.

    ResponderExcluir
  24. PESQUISA - MILITARES MUITO ENDIVIDADOS
    MILITARES MUITO ENDIVIDADOS - PESQUISA REALIZADA PELO SITE SociedadeMilitar.com - ATIVA E RESERVA - PRINCIPAIS DADOS OBTIDOS

    Militares da ATIVA e a Casa própria
    57,14% não possuem casa própria.
    Militares da RES./REFORMADOS e a casa própria -69% Declararam que não possuem casa própria.

    Militares próximos da aposentadoria e a casa própria - 50,5% dos militares entrevistados que tem mais de 20 anos de serviço ainda não possuem casa própria.

    Principal dívida militares da ATIVA - 60% têm como principal dívida empréstimo(s) para quitar dívidas anteriores.

    Principal dívida militares da RESERVA E REFORMADOS - 73% dos militares da RESERVA OU REFORMADOS têm como principal dívida empréstimo(s) para quitar dívidas anteriores.

    Mais de 80% normalmente não tem condições de quitar suas dívidas mensais.

    Comprometimento da atividade militar por conta de problemas sociais, econom. e psicológicos decorrentes da condição financeira - 81,2% dos entrevistados acham que acontece sempre ou eventualmente.
    66,8% declararam que acontece sempre.

    soldier side

    ResponderExcluir
  25. NÃO TENHAMOS MEDO DE RETALHAÇÕES ALGUMA! FAÇAMOS TÃO SOMENTE O QUE A CF PRECEITUA PARA NOSSA ATIVIDADE FIM. SÓ ISSO E MAIS NADA. QUAISQUER AMEAÇAS, A JUSTIÇA TA AI E PROCUREMOS SE FOR NECESSÁRIO.

    ResponderExcluir
  26. UNIDOS VENCEREMOS.

    ResponderExcluir
  27. ATENÇÕES POLICIAIS E BOMBEIROS:

    A ASPRA-DF PROVIDENCIOU TRANSPORTE PARA A ASSEMBLÉIA DE HOJE NO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PARA OS SÓCIOS E NÃO SÓCIOS DA ASSOCIAÇÃO!

    O ÔNIBUS ESTARÁ A DISPOSIÇÃO A PARTIR DAS 16HORAS NA SEDE DA ASPRA TAGUATINGA NORTE AO LADO DO ATACADÃO EXTRA E DARÁ QUANTAS VIAGENS FOREM NECESSÁRIAS / OS CARROS DOS PMS E BMS FICARÃO NO ESTACIONAMENTO DA ASPRA.

    SARGENTO JOÃO DE DEUS - PRESIDENTE
    SARGENTO SANSÃO - VICE PRESIDENTE

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.