24 C
pt-BR

Quero PM burro!! - Diz governador do Paraná.


O governador Beto Richa (PSDB) disse em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira, que acha positivo que os policiais militares do estado não tenham diploma de curso superior.

A polêmica entre o governo e as associações que representam os policiais militares, que queriam que o governo passasse a exigir diploma dos que entram na corporação.

Segundo Richa, é bom que os policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada.

“Outra questão é de insubordinação também, uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior”, afirmou o governador.

A declaração do governador é um desestímulo à educação e à cultura dentro da corporação. Nitidamente, o que Richa defende, em sua declaração, é que a PM dê preferência a pessoas que não estudem.

Além de tudo, mostra uma miopia em relação à realidade do mundo. Como se pessoas sem estudo superior não pudessem ser contestadoras ou insubordinadas (pela versão de Richa, as greves comandadas por Lula no ABC nunca existiram).

A função do Estado é estimular o estudo, e não o contrário. Mais do que isso: o governador não deveria desejar uma corporação de gente que simplesmente atende ordens cegamente, como ele parece querer. E, sim, fomentar um ambiente em que as pessoas sejam capazes de autonomia.

Richa poderia, sem nenhum problema, defender que não é preciso diploma para ser policial. Mas com outros argumentos.


Fonte: Blog Capitão Assumção
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

15 comentários

  1. Quer policial burro nê seu filho de uma égua; falar isso com policial e mecher com vespeiro de abelhas no brasil todo, mais deixa pra lá o burro foi ele, falando aos quatro ventos, um dia vai ter pretensões maiores, aí nos vamos mostrar lhe, quem foi o burro realmente; Mais falando em abelhas,vamos esquecer esses pega abelha do bombeiro DO df pessoal, alguem em algum momento viu a midia referindo-se ao bombeiro nessa operacao tartaruga do tipo: viaturas do bombeiro demoram a chegar ao local da ocorrencia, eles acreditaram naquela estoria de herois; poxa chega de hipocresia, piriquito faz a festa e papagaio leva a fama. E quanto ao nosso ex representante cabo patricio, aqui se planta aqui mesmo se colhe, e ele comecou a colher, quer uma palavra de consolo? So lamento pelo cidadao, mais ainda da tempo dele reconquistar nossa cofianca, e so ele semear novas sementes so depende dele, nos entendemos o que e politica te tanto apanharmos dela, a classe acabou se tornando politizada; patricio consegue a antecipacao do risco de vida pra ontem e o auxilio moradia de 1.500,00, pode ser pra janeiro 2013 mesmo, pra voce ver como o pessoal te leva pro palanque nos bracos ate eu ajudo, lembra quando aquele deputado acusado de grilagem de terras no df se nao me falha a memoria o edmar; quando ele saiu da cadeia, os seus eleitores os levaram nas costas ate a estrutural, e voce nao fez nada disso meu camarada o seu caso conosco ta mais pra briga de namorados e so um lado ceder e nesse caso esse lado e o seu, caso contrario mesmo que voce consiga alguma coisa nos anos vindouros, ai sera tarde demais, porque voce nao pode incorrer no mesmo erro do nosso ex-deputado coronel fraga, de que nao foi a pm que o reelegeu , ele pode ate ter arrumado muito voto de paisano, mais quem define se ele vai somos nos da pm, pois somos os divisores de agua pra qualquer candidato da gloriosa. Caso contrario em 2014 alem de nao ser mais o 03 nao sera mais deputado tambem eu te garanto, ai de 03 pra lambe saco de alguem ai pra ver se consegue alguma secretaria dependendo do quadro politico, expressao esta que voce mesmo gosta de utilizar, sabe como e ne, chora daqui da uma lambinha dali pra ve se consegue alguma coisa. Pensa bem rapaz, ainda da tempo.

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas, o referido governador deveria ter colocado em questão a necessidade de curso superior para ser presidente do Brasil. E, diante da questão, fosse direcionado ao ex-presidente LULA tal dúvida. Ele (governador) certamente tem curso superior, agora ele é mais competente que o ex-presidente LULA. Se o é, então que ganhe as próximas eleições em 2014. "O cara é um comédia".

    ResponderExcluir
  3. É nas mãos desses Gestores Públicos que o Brasil está entregue.Força, União e luta entre militares do DF.

    ResponderExcluir
  4. Pobre Brasil! Esse governador indiretamente expressou que o povão que o elegeu não precisaria de policial bem preparado, que saiba discernir leis e atos administrativos, que respeite o direito do cidadão e saiba cobrar convenientemente e com inteligência seus deveres para com a coletividade. Tal assertiva remete que esse povão, por não precisar de profissionais bem qualificados e apropriados aos dias atuais, onde se pauta a cultura pela informação, é um povão essencialmente ignorante. Isso reflete o quanto o Brasil é um país atrasado, não só em sua cultura, mas institucionalmente.

    Episódio lamentável!

    Não me surpreenderá se o mesmo tiver que se retratar ao ser sistematicamente criticado. Avante colegas, pois na CAPITAL DO PAÍS, onde se tem que demonstrar afinidade com o mundo inteiro por ser uma vitrine internacional e que nível superior aqui não é tão somente status, mas necessidade, que sejamos valorizados, pois a sociedade viu que sem o "gigante antes adormecido", fica a mercê dos demônios.

    ResponderExcluir
  5. Alguém aí sabe responder se esse cara tem pelo menos o nível médio? Porque o que mais temos no Brasil, são politicos com graves problemas de analfabetismo.

    ResponderExcluir
  6. Tale qual um ex Governador do Cerrado Central, em 1991 durante o MUP (Movimento pela Unificação das Polícias) onde muitos companheiros foram presos e expulsos.

    ResponderExcluir
  7. O que permeia a discussão é o seguinte: policiais com maior grau de EDUCAÇÃO, se "insubordinam", simplesmene por NÃO CUMPRIREM ORDENS ABSURDAS, ou por verificar muitas vezes as incoerências existentes.
    No Br, NÃO HÁ INTERESSE REAL em ir para o 1o. Mundo, a situação os grupos de poder é melhor em um país em desenvolvimento - (corrupção maior).
    Se nosso POVO pudesse estudar, com qualidade, ser instruído de verdade, NÃO CONSEGUIRAM FAZER O POVO DE MASSA DE MANOBRA, como ainda ocorre hoje em dia.

    ResponderExcluir
  8. Td bem, td bem. Mas o q vcs acham da pm ter jogado spray de pimenta nos professores q lutavam por melhorias salariais em frente ao buriti? O q faz vcs acharem q a pmdf pode fazer passeata, carreata, se reunir em frente ao buriti, fazer operação padrao, e outras categorias nao podem? so faltou a cavalaria para pisotear os professores, como já aconteceu em outros carnavais. pimenta nos olhos dos outros e refresco ne? só vao aprender qndo o governo colocar o exercito para jogar pimenta nos olhos de vcs qndo estiverem manifestando. ai quero ver. nunca mais vao fazer com os professores q ganham ainda menos q vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Concordo com voce companheiro (a) das 11:29 AM, em número, gênero e Grau, mesmo eu sendo Policial Militar,nada justifica a atitude daquele(s) inconsequente, achei um despropósito, ainda mais quando estamos lutando por um mesmo objetivo que são melhorias para as classes trabalhadoras, mil desculpas aos companheiros professores, o ocorrido mais parece uma atitude isolada de uma pessoa despreparada e recalcada, que não merece a consideração dos amigos professores e muito menos dos companheiros de farda; usa-se o spray de pimenta em marginais meu amigo, isto é se ele estiver resistindo a prisão ou algo parecido, não em trabalhadores, principalmente nos professores, que sempre nos trataram com cortesia e apreço.

      Excluir
    2. O que vc acha da declaração recorrente no magistério: "professor ganhar salário igual a um PM é um absurdo!!!"...

      Excluir
  9. Gostei do comentário aí de cima. E certamente é que esse (idiota do governador)quer, é uma polícia a moda dos anos 70 que qualquer categoria que se manifestasse ou entrasse em greve o pau comia. Não foi atoa que esses tipo de gente destrui o Banestado banco do Paraná, na época o rombo quase 50bilhões e até hoje ninguém devolveu ou foi punido. E a respeito do gás de pimenta certamente foi um 4 série ou seja um burro.

    ResponderExcluir
  10. http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/04/gravacoes-mostram-ligacao-entre-policiais-do-df-e-go-com-cachoeira.html heim? heim? heim? Quer dizer então que os policiais de Brasília são imunes à corrupção? Vi muitas vezes aqui no blog q não se pode comparar a pm de sp e do rj com a pm do df devido a corrupção daqueles estados. Verdade... até que apareceu o cachoeira e levou essa tese por agua a baixo. Moral da história. Não jogue pedra no telhado do visinho se o seu telhado é de vidro. Mesmo q ainda não tenha quebrado, o vidro é frágil e poderá quebrar tb. A corrupção está no ser humano, e não nas instituições.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente esse vagabundo do Paraná retrata, como em todo o Brasil, o pensamento de todo governante... "Manter a massa desinformada, alienada e subordinada..." Mas a sua classe, a de políticos ou parlamentares, para que alcance o grau máximo de um país, não se exige nenhuma formação, basta saber ler e escrever, que o diga nosso nobre Dep. Tiririca... Mas esses mesmos politiqueiros não precisam de diplomas, são doutores na arte da corrupção, devem aprender desde o berço em suas casas, pois quando chegam lá já sabem todo o caminho da roubalheira...

    ResponderExcluir
  12. Admiro o estado do Paraná, considerado um dos mais desenvolvidos do brasil, eleger um governador tão incoerente como esse!!! Amigos paranaenses, não deixem isso barato, cobrem um pedido formal de desculpas. Cadê o comandante da PM do Paraná? Ouviu tudo isso e não tomou nenhuma atitude!!! Já vi que lá no Sul é como aqui no centro-oeste, qualquer fala mau dos policiais e ninguém tem coragem de defender a classe...

    ResponderExcluir
  13. A FRASE DITA POR ESTE GOVERNADOR, NÃO É DIFERENTE DO PENSA A MAIORIA DOS CHEFES DE ESTADOS, INCLUSIVE DO NOSSO CMT GERAL, QUANDO FALA QUE O QUÊ MOTIVA OS POLICIAIS NÃO É DINHEIRO E SIM O RECONHECIMENTO, É FACIL FALAR ISSO QUANDO SE TEM UM SÁLARIO DE QUASE 40.000,00 REAIS ENTRANDO TODO MÊS EM SUA CONTA. SERÁ QUE ELE TA SE IMPORTANDO COM OS PRAÇAS, MUITO BEM SE OS PRAÇAS CONTINUAREM A FAZER COMO VINHAM FAZENDO É CLARO QUE O CMT E OS GOVERNOS VIVEM DE RECONHECIMENTO..
    MAS OS PRAÇAS JA VISUALIZARAM QUE TEMOS FORÇA E NOSSO TRABALHO É SENTIDO PELA SOCIEDADE QUANDO ESTAMOS AUSENTES.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.