24 C
pt-BR

Cabo Patrício vive seu inferno astral político
Publicado em Abril 26, 2012



     O poder político é uma tentação. Assim como Jesus quando foi “levado pelo Espírito ao deserto e, depois de jejuar 40 dias e 40 noites, teve fome e chorou”, conforme relato Bíblico em (Mateus 4:1–2). Muitos homens que ascendem à condição de mandatários, acabam perdendo a humildade e o poder lhes sobe à cabeça. A História está repleta de exemplos, e o brasiliense ainda guarda na memória o que aconteceu com o ex-governador José Roberto Arruda. Antes de ser senador, era um homem simples, humilde, afável com os companheiros, assim que tomou gosto pelo poder, a vaidade e a arrogância o derrotaram. Amargou um exilio fora dos holofotes.

    Novamente gastou sola de sapato e saiu em busca de votos para novamente conquistar o poder. Eleito governador, tudo ia bem quando o vírus da vaidade e da arrogância o atacou novamente. O fim da história é de conhecimento geral.
   Feita esta introdução, vamos à análise sobre a subida e declínio de um parlamentar: Sidiney da Silva Patrício ou simplesmente, Cabo Patrício. Reeleito deputado distrital com mais de 22 mil votos, presidente da Câmara Legislativa por duas vezes, lider da Polícia Militar e com uma base de apoios ampliada além da categoria fardada. De repente, o povo começou a abandoná-lo, como no recente episódio da Operação Tartaruga, engedrada pelos PMs e Bombeiros Militares. A categoria não permitiu sequer a presença de Patrício nas assembleias, preferindo buscar no prefeito de Água Fria, Entorno do DF, o ex-deputado João de Deus.
   A explicação para esta indiferência e até menosprezo está no foto de que Patrício deixou de ser “o Cabo Patrício” e assumiu o figurino da elite classse média alta. Distanciou-se dos que o elegeram, mudou o discurso, de casa, corte dos ternos e pôs novos dentes. O sorriso passou de franco para dissimulado e já não atendia os apelos de seus pares, não para negociar, mas pelo menos conversar. Veio o novo mandatário da vez como inquilino do Palácio do Buriti e sua corte. Patrício já estava aclimatado e ambientado nas cercanias do poder. Antigos companheiros, neófitos e estreantes no deslumbre de “quem manda agora somos nós”, bateram de frente com Patrício, ao perceber que ele estava querendo permanecer no posto de “chefe do legislativo”, a quem o mandatário da vez sempre pede bênção. Foi a gota d’água e começaram as conspirações para desalojar Cabo Patrício de sua cadeira.
O Buriti tem um outro projeto que não passa por Cabo Patrício: eleger alguém da base, de preferência um petista mais aliando com Agnelo. O problema é que o chamado grupo mais independente na CLDF pensa em alguém menos aliado com as ideias do Buriti. “Senão vamos ficar reféns do governo”, avalia um deputado. O regimento da casa não permite reeleição e o porta-voz de Agnelo, deputado Chico Vigilante (PT), já pôs a boca na tuba e disse que não apoia reeleição. Neste voto, quase a metade dos deputados embarca. Patrício sabe que Agnelo e sua turma querem a deputada Arlete Sampaio na presidência da Casa. O obstáculo de Arlete é não ter um bom trânsito e a confiança dos parlamentares do chamado baixo clero. Fontes do Buriti garantem que podem mudar este cenário. “A deputada Arlete Sampaio é mais ponderada e tem o equilíbrio necessário para tocar o legislativo até a Copa de 2014”, garante a fonte. O tamanho da encrenca é convencer os russos, ou seja, os deputados, principalmente, a turma que sonha em ver Eliana Pedroza (PSD) no lugar de Patrício.
   É ingenuidade pensar que o Buriti vai permitir a oposição asumir a cadeira de Patrício. É neste ponto que ele aposta na hora que for negociar com o grupo palaciano, pois entre Arlete, Eliana e um outro candidato, é mais confiável tê-lo por perto. O PT já está tentando desgastar Patrício para ver se ele negocia. Como a vaidade e arrogância falam mais alto, é bem provável que ele lute até o fim para segurar o poder. Isto pode vir a ser o fim da carreira de Cabo Patrício.
  Para alguns parlamentares, ainda é cedo para discutir o assunto, principalmente nomes. Deputados não querem mais focos da mídia fustigando a vida de cada um. A deputada Eliana Pedrosa resumiu bem a situação no legislativo num programa de TV: “Para desviar o foco (do governador Agnelo Queiroz), o legislativo apanha um pouco mais”, referindo-se às mazelas da CLDF.

Fonte: Jornal Opção
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

12 comentários

  1. PERGUNTADO AO DEP. PATRICIO NA REUNIÃO COM O AGNELO, SOBRE ALGO PARA A PM, ELE DISSE: NESSE MOMENTO ESTOU PENSANDO EM ALGO MAIOR. BRINCADEIRA ALÉM DE RESPONDER COM IRONIA AO COLEGA DA LIDERANÇA FICOU COM CARA DE SORRISO. EM 2014 ESTÁ PRÓXIMO. VAMOS FOCAR EM NOSSA TARTARUGA DEPOIS DO DIA 11/05. CASO O GDF DIZER NÃO.

    ResponderExcluir
  2. PATRICIO FAZ DE CONTA QUANDO ALGUÉM DA LIDERANÇA FEZ, UMA PERGUNTA A ELE NA REUNIÃO JUNTO COM AGNELO. DISSE: QUE PENSA EM COISA MAIOR. DESQUALIFICANDO O COLEGA E A REUNIÃO.


    O PIOR DISSO TUDO ARRUMEI 160 VOTOS PARA ELE. DIA 11/05/2012 É O DIA D.

    ResponderExcluir
  3. ESTOU NA RUA A MAIS DE 23 ANOS E VEJO A REVOLTA E DESMOTIVAÇÃO DOS COLEGAS TODOS OS SERVIÇO. SE AGNELO NOS ENGANAR DENOVO, ELE VAI VÊ A TARTARUGA ESTALADA NA PM E BM ATÉ O FIM DO GOVERNO DELE, QUE NÃO VAI DEMORAR COM FÉ EM DEUS.

    DIA 11/05/2012 FOI O ACORDADO.

    ResponderExcluir
  4. Vamos esquecer esses pega abelha do bombeiro pessoal, alguem em algum momento viu a midia referindo-se ao bombeiro nessa operacao tartaruga do tipo: viaturas do bombeiro demoram a chegar ao local da ocorrencia, eles acreditaram naquela estoria de herois; poxa chega de hipocresia, piriquito faz a festa e papagaio leva a fama. E quanto ao nosso ex representante cabo patricio, aqui se planta aqui mesmo se colhe, e ele comecou a colher, quer uma palavra de consolo? So lamento pelo cidadao, mais ainda da tempo dele reconquistar nossa cofianca, e so ele semear novas sementes so depende dele, nos entendemos o que e politica te tanto apanharmos dela, a classe acabou se tornando politizada; patricio consegue a antecipacao do risco de vida pra ontem e o auxilio moradia de 1.500,00, pode ser pra janeiro 2013 mesmo, pra voce ver como o pessoal te leva pro palanque nos bracos ate eu ajudo, lembra quando aquele deputado acusado de grilagem de terras no df se nao me falha a memoria o edmar; quando ele saiu da cadeia, os seus eleitores os levaram nas costas ate a estrutural, e voce nao fez nada disso meu camarada o seu caso conosco ta mais pra briga de namorados e so um lado ceder e nesse caso esse lado e o seu, caso contrario mesmo que voce consiga alguma coisa nos anos vindouros, ai sera tarde demais, porque voce nao pode incorrer no mesmo erro do nosso ex-deputado coronel fraga, de que nao foi a pm que o reelegeu , ele pode ate ter arrumado muito voto de paisano, mais quem define se ele vai somos nos da pm, pois somos os divisores de agua pra qualquer candidato da gloriosa. Caso contrario em 2014 alem de nao ser mais o 03 nao sera mais deputado tambem eu te garanto, ai de 03 pra lambe saco de alguem ai pra ver se consegue alguma secretaria dependendo do quadro politico, expressao esta que voce mesmo gosta de utilizar, sabe como e ne, chora daqui da uma lambinha dali pra ve se consegue alguma coisa. Pensa bem rapaz, ainda da tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .... É LÓGICO, KAMARADA.. EXATAMENTE ISSO. // ATÉ HOJE NÃO ENTENDI A RAZÃO DO PRESIDENTE DA CLDF NÃO TER CONSEGUIDO A ANTECIPAÇÃO DO RISCO, E OS R$ 1.500,00 DE AUX. DE MARADIA, TAMBÉM O DINDIN DO TRANSPORT PRO BOLSO DOS PRAÇAS...
      COM CERVEJA, DIGO, COM CERTEZA, AINDA DÁ TEMPO... DE EVOLUIR A SUA SITUAÇÃO PERANTE OS PRAÇAS, ATÉ EU... ABESTADO FARIA CAMPANHA NOVAMENTE... COM AUX. DE 1.500, E ANTECIPAÇÃO DO RISCO - PRA INICIO DE CONVERSA... CONFESSO QUE PEDI PEDI A TODOS FAMILIARES E VIZINHOS ...VOTOS PRO PT. E HJ ESTOU DECEPCIONADO,

      Excluir
  5. Senhoras e senhores, boa noite!
    Quero pedir a todos que participam desse espaço para não perdemos o foco de nossa luta.
    Todos já sabem de nossas indignações.
    Estamos nos tornando uma classe mais esclarecida e amadurecendo politicamente.
    Concordo que devemos nos preparar para a escolha de nossos representantes para 2014. Mas, tudo em seu devido tempo.
    De fato, como bem colocou um colega, somos uma categoria muito forte, pois desde que se criou a CLDF conseguimos colocar alguém lá. E essa condição nunca será desprezada, mesmo por aqueles que não cumpriram com seu papel.
    Sabemos que muitos políticos são dissimulados, mesmo você falando mal dele hoje, amanhã irá lhe procurar como se nada houvesse acontecido. Portanto, não perca seu precioso tempo se estressando com alguém que pouco importa com sua opinião agora. De a resposta no tempo certo.
    Não vamos cair no erro de endeusar uns e achincalhar outros.
    O tempo nos dirá quem, realmente, será digno de nossa confiança.
    Não cometamos o erro de sermos injustos com pessoas que nem ao menos conhecemos.
    Sejamos mais críticos aos fatos e não as pessoas, mas de forma construtiva.
    Para aqueles que já sabemos que não são merecedores de nossa confiança o silêncio e o desprezo de forma velada é o melhor remédio. Não vamos ficar aqui fazendo palanque para seu ninguém, mesmo de forma negativa.
    A nossa maior e principal luta é o atendimento de nossas reivindicações. O resto devemos deixar para um tempo mais oportuno.
    Um abraço a todos.

    1º SGT INDIGNADO

    ResponderExcluir
  6. Colega da01:01, esse elemento junto com o governador não conseguiu cumpir nem o código de ética(uma das 13 propostas) e que não precisa de dinheiro, quanto mais o restante. Eu pessoalmente não consigo acreditar nesses ELEMENTOS.

    ResponderExcluir
  7. Não se iludam,não haverá aumento este ano,é muito válido que estejam ocorrendo reuniões entre representantes da Pm,Bm e o GDF mas isso é só pra abrir negociações de aumento para 2013,2014.(Fonte Segura)

    ResponderExcluir
  8. Estou pensando em algo maior em 2014, estou pensando em votar em branco. Sua batata está assando fraquício.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a nota principal acima pura verdade.
    votar em branco nunca nem que eu vote no sem chance. Deixar eles decidirem? Ai é muita moleza pra eles.

    ResponderExcluir
  10. votar em policial nunca mais......

    ResponderExcluir
  11. JÁ POODEMOS NOS PREPARA PRO DIA 11, POIS AGNELO ESTÁ AGORA NEGOCIANDO COM OS PROFESSORES E NÃO NOS DÁ O MESMO TRATAMENTO, A SEGURANÇA PÚBLICA É UM BEM VALIOSO PRA SER TRATADO DESSA FORMA, INFELIZMENTE ESSE MALDITO NÃO ENTENDEU AINDA QUE NÃO DÁ E NEM NOS ACEITAREMOS MAIS SERMOS TRATADOS COMO A ESCORIA DA SEGURANÇA QUANDO NA VERDADE SOMOS UM DOS PRINCIPAIS PILARES DELA, AUMENTO E TODAS AS PROMESSAS DE CAMPANHA CUMPRIDAS

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.