24 C
pt-BR

Quem são os Especialistas em Segurança,

Por Décio Leão

... O aumento constante da violência e da criminalidade provoca um clima de insegurança na população, o que propicia um ambiente profícuo para se achar que há uma crise na segurança pública. Ocorrências graves como tomada de reféns, tiroteios, rebeliões, homicídios grotescos e outros casos do dia-a-dia policial são aproveitados para preencher as lacunas dos telejornais. Essas lacunas normalmente são oriundas da falta de correspondentes, de atrasos nas edições das reportagens ou simplesmente por não haver assuntos importantes naquele dia. Mas essa situação exige comentários e análises da imprensa, o que tem gerado espaço para um tipo de profissional muito peculiar, o “especialista em segurança”.

Podemos afirmar que o especialista em segurança é uma atividade que goza de grande respeito, pois aparece na mídia, faz assessoria dos nossos governantes e até interfere no trabalho da polícia. Algumas vezes eles conseguem até elevados cargos públicos.

O especialista em segurança é tão importante como outros dois colegas de profissão, o “especialista em futebol”, aquele técnico não contratado que tem todas as fórmulas mágicas para ganhar o campeonato e apontar os infinitos erros do técnico titular; e o “especialista em churrasco”, que mesmo sem saber diferenciar picanha de patinho dá uma aula de como preparar um legítimo churrasco gaúcho.

A EPC International (Embusteration Picaretation Corporation), sempre preocupada com o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos embusteiros e picaretas, oferece aqui os fundamentos necessários para a atuação desses consultores de ocasião. Quem quiser ser um especialista em segurança deve seguir algumas regras comuns à essa profissão:

1) NUNCA TER SIDO POLICIAL: o especialista em segurança pode ter qualquer origem. Civil, militar, religiosa, não importa. Mas é fundamental que ele nunca tenha sido policial, nunca tenha visto um criminoso de perto, nunca tenha colocado sua vida em risco na defesa da sociedade. Excepcionalmente, pode-se aceitar um policial como especialista em segurança, desde que ele nunca tenha exercido atividade operacional e igualmente, nunca tenha enfrentado bandidos, nunca tenha comandado uma unidade policial cheia de problemas ou uma delegacia de polícia na periferia. Policiais de gabinete, conhecidos pelas alcunhas “gravatinhas”, “maçanetas”, “papagaios-de-pirata” e outros burocratas em geral têm grande potencial para serem especialistas em segurança, pois possuem uma visão mais ampla e colorida sobre o crime.

2) POSSUIR FORMAÇÃO GENÉRICA: o especialista em segurança pode ser formado em qualquer área, menos em uma Academia de Polícia, é claro.

Engenheiros, farmacêuticos, administradores, economistas, sociólogos, psicólogos, podólogos, promotores de justiça, promotores de vendas, enfim, todos podem ser especialistas em segurança, desde que tenham estudado profundamente o assunto no último final de semana ou tenham participado daquele seminário de um dia que ocorreu não sei aonde. Mas se o especialista tiver feito algo mais profundo, como um curso de vigilante em Israel, terá garantida uma entrevista no Fantástico.

3) APARECER NA MÍDIA: o especialista em segurança não pode deixar de aparecer na mídia, quer seja imprensa escrita, falada, televisionada ou internetada. Não se mede a qualidade de um especialista em segurança pela sua experiência profissional ou sua formação específica. É a quantidade de vezes que ele aparecer na imprensa que irá dar a sua qualificação de suposto conhecimento e experiência. Vale tudo nesse assunto: Fantástico e Jornal Nacional tem amplitude, mas geralmente deixam um pequeno tempo de exposição. Programas como Superpop, Boa Noite Brasil, Hebe Camargo, Programa do Clodovil, além daqueles intermináveis programas femininos da manhã e tarde são melhores, pois dão aos especialistas maior tempo e oportunidade para soltarem suas pérolas sobre segurança.

4) FALAR O ÓBVIO: o especialista em segurança deve dar entrevistas ou escrever artigos apresentando soluções mágicas para solucionar o problema da segurança. Por exemplo, o especialista em segurança deve afirmar que as autoridades policiais precisam “intensificar o policiamento preventivo” ou “investir em inteligência policial”. Quanto mais óbvia for a solução mágica, melhor será o efeito “como-ninguém-pensou-nisso-antes”. E obviamente, o especialista não precisa dar detalhes sobre como serão conseguidos os recursos humanos, materiais e financeiros, qual o impacto sobre o orçamento e outros problemas que “são meros detalhes técnicos”.

5) FAZER A POLÍCIA PARECER INCOMPETENTE: o especialista em segurança é especialista porque entende do assunto. Polícia não entende nada de segurança. Ao comentar os problemas de segurança, as crises e os problemas em ocorrências policiais, o especialista em segurança deve mostrar como a polícia errou, o que ela deixou de fazer, o que ela poderia ter feito. Sutilmente, o especialista em segurança deve dar indicações de a polícia não sabe fazer bem o seu serviço. Isso é certo, pois a polícia, tendo que se desdobrar para combater a criminalidade, gerenciar recursos minguados, enfrentar problemas diários, cobranças da comunidade e dos escalões superiores, certamente não tem tempo para ficar fazendo masturbações mentais sobre o deveria fazer ou deixar de fazer. Isso é coisa para os especialistas em segurança.

6) NÃO TER RESPONSABILIDADES: o especialista em segurança não precisa se preocupar com o que fala, pois não tem que tomar decisões, não tem responsabilidades, não é cobrado pelos seus resultados. Quando fizer uma proposta, apresentar uma idéia que irá solucionar os problemas da segurança, o especialista em segurança deve adotar duas alternativas: primeiro, se seu projeto der certo estará comprovada sua genialidade; segundo, se der errado sempre há alguém para culpar, principalmente os Oficiais de Polícia Militar e os Delegados da Polícia Civil, que não se empenharam corretamente em suas obrigações para fazer dar certo o magnânimo projeto do especialista em segurança. Essa é uma das maiores vantagens de ser um especialista em segurança. Por mais absurda que seja sua idéia, você não é responsável pelo “como” ou “quanto $$$” será sua aplicação, muito menos as conseqüências do fracasso.

7) PÉROLAS DOS ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA: a partir dos conceitos apresentados, apresentamos aqui algumas frases que podem ser usadas pelos especialistas em segurança iniciantes. Mesmo já tendo sido usadas anteriormente, essas frases-padrão representam o discurso que e espera de um bom especialista em segurança durante uma entrevista:

- “A conjuntura macroeconômica da globalização desenfreada tem impactado sobre a sociedade marginalizada, forçando uma busca por recursos alternativos nem sempre éticos com a legalidade”.

- “A polícia precisa urgentemente investir em policiamento preventivo e em inteligência policial”.

- “Os capitães comandantes de companhia e os delegados titulares de distritos policiais devem se reunir periodicamente e detectar onde e quando estão ocorrendo os delitos. Com essa informação, o policiamento deve ser direcionado para os locais de maior incidência criminal”.

- “A crise de segurança ocorre porque a polícia não está fazendo o seu papel. Os policiais civis não fazem o preventivo e os policiais civis não investigam.”

- “A ROTA deve ir para as ruas”.

Viu como é fácil ser um especialista em segurança? Não perca essa oportunidade! Seja você também um especialista em segurança e dê palpite em um dos assuntos mais complexos da nossa sociedade atual. Junte-se a essa cambada de picaretas que cada vez mais querem criticar a profissão mais difícil, ingrata, perigosa, porem mais necessária e mais honrada do mundo: POLICIAL.

Sobre o autor

DÉCIO JOSÉ AGUIAR LEÃO é Capitão da Polícia Militar, com 22 anos de serviço policial. Já trabalhou em diversas unidades operacionais de São Paulo e serviu na Polícia das Nações Unidas no Timor Leste. É graduado na Academia Nacional do FBI em Quântico, Virginia, e pós-graduado em Política e Estratégia pela USP e em Criminologia pela UNIBAN. Obviamente não é um especialista em segurança e obviamente não entende nada sobre o assunto. 
Contato: decioleao@uol.com.br
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

21 comentários

  1. HALK VOÇES NÃO SABEM DA MAIOR, OLHE O DIARIO OFICIAL DO DIA O6/09 NA TÃO SONHADA REESTRUTURAÇÃO DA CASA MILITAR SÓ PRAÇA SE DEU MAL SERA QUE O NOBRE DEPUTADO PATRICIO QUE TANTO DEFENDE OS PRAÇAS SABE DISSO?

    ResponderExcluir
  2. Caro colega que postou acima.(7 de setembro de 2011 09:41)
    Não conheço a estrutura da Casa Militar, portanto não posso fazer juízo de valor acerca da estrutural atual em relação à antiga.
    Mande em texto com seus argumentos fundamentando a sua afirmação. Terei o maior prazer em publicar.

    e-mail: halkpmdf@gmail.com

    Estou aguardando

    ResponderExcluir
  3. amigo eu não tinha visto, o CEL Leão teve a coragem de colocar todos os oficiais em DFA E OS PRAÇAS EM GFM, só pode ser brincadeira, agora é só todo mundo pedir para sair, e deixar os oficiais fazerem o serviço dos praças, segurança , motorista e outros, foi traição da braba, o negocio é denunciar no TCDF, assim como fizeram antes, não é possível que todos os praças de lá vão continuar recebendo, uma merreca de 300,00 reais enquanto um oficial 3000,00 e ainda ficar sem os voluntários, quero ver.

    ResponderExcluir
  4. halk pelo amor de Deus nos ajuda a denunciar a Casa Militar, nos recebiamos 300,00(GFM) Sd e aí conseguimos incorporar um DFA 8 que era 1200,00 aí o TCDF barrou a incorporação do DF então voltamos para o GFM, então os Chefe da Casa Militar prometeu restruturar a Casa para que podessemos receber algo referente aos voluntarios da PM, nos prometeu que faria isto desde do inicio do ano, só que a restruturação que valerá apartir de amnhã só será para os Oficias que irão receber os DF's que queriamos e nos praças continuaremos recebendo os mesmos 300,00, lembrando que alguns oficiais irão recebr gratificações no valor que pode chegar a 3000,00 reais, e como vamos continuar num lugar que recbemos menos do que os voluntários da PM, ou seja dois voluntários já da 200,00 reais a mais que a gratificação de lá que tenho que trabalhar o mês todo para receber, por favor passa para rede democrática e pros outros blog's esta no diario do dia 6/9 começa na primeira parte pagina 01, TEM OS QUADROS, O QUE SE REFERE A NÓS PRAÇAS SÃO OS ÚLTIMOS, SECRETARIA , TRANSPORTE E SEGURANÇA DE INSTALAÇÕES.

    ResponderExcluir
  5. Sai dessa merd.. e vem pra farda seu mané. Tire seus 3, 4 voluntários ou prefere ficar babando de terninho?

    ResponderExcluir
  6. os comentários estão fora do contesto apresentado pelo nobre companheiro Halk, e aos colegas que ficam babando ovo e trabalhando fora da função vcs tem é que se lascar mesmo pois nos PM´s de verdade estamos trabalhando no sol quente...seus maricas....parei senão irai dar um treco....afffffff...cof ...cof..cof errr.

    ResponderExcluir
  7. Isso porque o cel leão era muito bem quisto na corporação pelos praças.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho é pouco, por isso trabalho de freio de mão puxado há anos, minha velha mãe sempre me falou, maldito do homem que acredita no homem, todos sabem o porque da criminalidade está cresecendo constantemente, efetivo escasso, o que está, está desmotivado, cidades satélites crescendo diariamente e a Seg. Pública está velha e se aposentando, voluntário não adianta, nem trazer os aposentados, isso tudo é paliátivo. A sociedade é fraca, não revindicar seus direitos.

    ResponderExcluir
  9. Geralmente quem está na casa militar é indicação de alguém. Enquanto o efetivo da pm nas rua está geralmente a dois componentes em viatura que é a função principal da PM.

    ResponderExcluir
  10. SERA QUE O NOBRE PRESIDENTE DA CAMARA DISTRITAL QUE É DESTE GOVERNO SABE QUE SÓ OS OFICIAIS FORAM BENEFICIADOS NA CASA MILITAR?

    ResponderExcluir
  11. SO QUERO DESABAFAR!!!!!
    Policial Militar mata cão na frente de seu dono. Taguatinga Norte -DF

    O policial NÃO agiu corretamente, de forma alguma.

    Mesmo que o cão esteja sem focinheira, ou mesmo se estivesse sem guia, a penalidade prevista em lei (Lei 4.808, Art. 27 e 32) é MULTA, e restrição da circulação do cão em vias públicas. Execução do animal sem nenhuma justificativa é crime ambiental, privação de bens de civil, maus-tratos e crueldade contra o animal. O policial deve ser preso e afastado do cargo, e o dono deve ser, no mínimo, indenizado.

    Um profissional responsável por um crime assim não pode continuar armado, fardado e protegido pela lei para cometer tais atrocidades. É um absurdo e uma ameaça à segurança pública. Se ele atirou sem pensar duas vezes em um filhote de cachorro, podemos supor que ele é capaz de tratar pessoas humanamente? Que ele é capaz de sentir empatia? Quem é responsável pela falha organizacional ao permitir que uma pessoa perturbada ingressasse ou continuasse em um cargo no qual, teoricamente, deveríamos poder confiar?

    #VergonhaPoliciaMilitar

    ResponderExcluir
  12. Não sei pq da choradeira da casa militar...O que eu sei é que estamos na policia para estarmos nas ruas...se for para ficar babando fazendo trabalho de oreia e ainda querendo aumento de gratificação...vai pra m...Volta pra farda e faça sua parte para sociedade e vamos mostrar nosso valor nas ruas e não em gabinetes...Assim podemos sim, brigar por melhores salários.

    ResponderExcluir
  13. Uma perguntinha que não quer calar: Quantos policiais estão lotados na CLDF, civil e pm?

    ResponderExcluir
  14. Sugiro que todas as praças que estão lotadas na Casa Militar peçam uma exoneração coletiva e voltem para os nossos BPM,s.

    A Comunidade do DF agradece!!!!

    ResponderExcluir
  15. só um deltalhe aos bestas de plantão a casa militar é um órgão da PM, então não estamos fora de função, e a propósito trabalhamos mais do que a maioria dos policiais militares de rua, entramos ás 7hs e saimos normalmente ás 4:30 da madrugada e de novo no dia seguinte ás 7hs, então não venha me falar de baba ovo, vc sim é baba ovo votou no Patricio e agora se lascou porque é burro e ainda me lascou também com sua ignorância, vai estudar seu medalhão, sou Policia como vc e talvez mais que vc.

    ResponderExcluir
  16. Se tá aí nessa magreza é porque gosta do terninho azul marinho e de prestar continência para o excelentíssimo dr. Reunício, senão estaria aqui, lugar de polícia de verdade.

    ResponderExcluir
  17. Quem é besta, o que trabalha mais do que a maioria, das 7hs às 4h30, pra ganhar trezentinhos, ou o que trabalha menos e tira até cinco voluntários pra ganhar milão?

    ResponderExcluir
  18. amigos digamos que vou embora no mês que vem e passei pela Casa militar alguns meses,vcs acham que que eu não devo correr atrás de minha gratificação, ou seja um valor alto o suficiente para que quando eu perder 30% do meu salario eu não sentiria muito,então aos idiotas que não passaram por lá e ainda acha que não somos Pms vai a merda, e que se lasque com suas ideias, pois sou Policia igual a vc, e a propósito estou na tropa seu merdalhão.

    ResponderExcluir
  19. se coseguirmos aumentar isto besta dois, ou seja anonimo das 13:01, aí eu lhe responderei quem é o besta realmente, espere para ver,quando eu for embora com um DF aí vou realmente lhe ver dar risadas, mas de si próprio. espere e verás.

    ResponderExcluir
  20. ha havia me esquecido eu não estou na Casa Militar estou na tropa ganhando os milzinhos quer vc disse e ainda vou ganhar os trezentinhos que vc não terá, caro anonimo dás 13:01. babac.....

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber do Sr. Décio se ele é contra a classe profissional Especialista de Seguranaça ou apenas questiona a formação deles?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.