24 C
pt-BR

A sociedade dorme e a desmotivação policial acorda cedo.


Não há como negar que a desmotivação dos policiais militares que compõem a gloriosa Policia Militar do Distrito Federal ronda diuturnamente em todos os quartéis espalhados pela capital da república.
E são inúmeros os motivos contribuidores para tal situação, no entanto, irei me ater a apenas três tópicos de maior relevância, que são: A falta de prestação de serviços por empresas terceirizadas devido à grande ingerência administrativa do alto escalão da PMDF, Quartéis que de tão precários se assemelham a verdadeiros presídios e, principalmente, a discrepância entre salários de praças e oficiais conjuntamente com a falta de uma política de incentivos proporcionais, dentro da corporação.
Dando inicio a um show de bobagens realizadas por nossos coronéis, não se estranha que, por um período de quase dois anos, os policiais que compõem a corporação, sofreram massiçamente pela falta de um plano de saúde, resultado da incompetência no momento de se credenciar hospitais para prestar atendimento emergencial aos nobres policiais que arriscam suas vidas diuturnamente. O mais grave é saber que dinheiro a PMDF tinha de sobra para firmar novos convênios com hospitais particulares em todas as cidades satélites, no entanto, a monopolização de atendimento hospitalar com exclusividade para apenas um hospital veio a chamar a atenção do ministério público, fato este que desencadeou a descredenciaçao do Hospital Santa Helena.
Recentemente foi firmado convenio com apenas dois hospitais (Santa Helena e Santa Marta) para atender a demanda de todos os policiais militares e seus dependentes. Nota-se que, a incompetência continua a aflorar os detentores do poder. Como em quase dois anos de “peleja” só conseguiram credenciar dois hospitais?Imaginem em quanto tempo levaria um policial militar baleado que trabalha em Brazlandia para ser socorrido no hospital Santa Marta, que esta localizada em Taguatinga-DF?
Vamos a outros fatos. A falta de manutenção de viaturas, segundo o site R-7, datado dia 23/11/2010.
“Os policiais militares de Brasília (DF) estão sendo obrigados a ficarem parados dentro do quartel por falta de viaturas. A denúncia foi feita pelos policiais da unidade especializada em patrulhamento motorizado. Segundo os PMS, metade da frota de veículos está fora de circulação por falta de manutenção. O problema não é novo. Em julho do ano passado, 200 viaturas da polícia também estavam paradas pelos mesmos problemas.
De acordo com o comandante da PM da região, a falta de viaturas não prejudica o trabalho dos policiais, pois eles são transportados em ônibus até os locais onde há necessidade de reforço no policiamento. Ele afirma ainda que a corporação está entrando em contato com os fornecedores das peças do carro que apresentam defeito para resolver o problema”.
Os quartéis se assemelham a presídios. As UPM’s são instaladas em qualquer lugar onde haja disponibilidade, os prédios estão caindo aos pedaços, são insalubres, totalmente ociosos e com rachaduras espalhadas para todos os lados, principalmente, onde ficam os alojamentos das praças, visto que, os blocos menos ruins são ocupados por oficiais. A situação é precária e vai desde a simples falta de estacionamentos até a absoluta falta de condições e dignidade para se trabalhar e desempenhar bem a função.
Finalizando, gostaria de salientar o porquê principal da falta de motivação dos policiais militares do DF e o conseqüente aumento da violência, criminalidade e desordem em nossa cidade.
Para que se haja a combustão existe a necessidade de que três fatores químicos básicos estejam envolvidos: Combustível, oxigênio e centelha.
Na segurança pública não é diferente e o grande problema é que estão retirando todos os ingredientes químicos dos policiais militares, capazes de gerar combustão, esta mesma combustão que pode ser melhor definida por motivação policial.
Combustível- Salários defasados frente a outras instituições de segurança, pois, atualmente, as praças estão recebendo salários inferiores a agentes do DETRAN-DF. A Policia Civil e os oficiais da PMDF há vários anos desfrutam de salários recheados de satisfação, enquanto as praças se espremem em bancos na busca por mais empréstimos.
Oxigênio-O recém criado realinhamento da Policia Militar chega a ser ridículo e vergonhoso, pois parte do principio da existência de vagas e os quadros menores se beneficiam em detrimento dos maiores, visto que, enquanto quase todos os oficiais foram promovidos alguns soldados estão a 15 anos aguardando sua primeira promoção. Basta reparar o restante do funcionalismo publico que por possuírem um plano de carreira descente alavancam, a cada ano, um posto acima sem a necessidade de vagas para tal.
Centelha- O governo finge não ouvir nossas reinvidicaçoes, nossos representantes se calam frente a acordos por cargos políticos e, isso culmina na falta de interesse dos policiais a prestarem um bom serviço à comunidade. A total falta de motivação se concretiza nas ruas de Brasília, pois nosso serviço parte do principio da subjetividade e da discricionariedade de cada policial para agir, abordar e prender. Doravante, nota-se que em cada 10 policiais militares em Brasília, 9 não se dão ao trabalho de prestar um serviço de qualidade à população. Usa-se sempre o mesmo jargão “quem trabalha é perseguido pela corregedoria e ministério publico e quem não trabalha e vive puxando o saco de coronel certamente é promovido.
O combustível da policia militar esta acabando e enquanto a população dorme a motivação policial e a violência crescem continuamente.

Texto recebido via e-mail do colega Shark.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário